Logo Blog de Viagem e Imigração - Bons Ventos me Levam

Se encante com a magia dos monumentos e dos castelos de Edimburgo

Conheça locações de grandes bilheteiras de cinema, muitas dicas e descontos de atrações e uma infinidade de curiosidades sobre os castelos de Edimburgo para você montar um roteiro imperdível.

Êee lerê! Quem apostou que não íamos voltar por aqui com conteúdo fresquinho e bem fifi deste mundão, perdeu!

Os queridos do pop rock nacional, Titãs, em uma das canções mais marcantes de suas carreiras, cantaram: “O mundo é bão, Sebastião”. Eu não poderia concordar menos, muito pelo contrário, diria que, além de “bão”, é bem grande, meu caro! E olha, não é mero exagero da tia por aqui, não.

Por isso, já vim trazer para vocês um destino para lá de popular e que, talvez, muitos de vocês não saibam que se tratava da famosa Edimburgo, mas que com toda certeza já se encantaram pelo lugar sem saber, por causa de uma das tantas produções famosas do cinema gravadas por lá. Sim, hoje vamos te contar alguns rolês dignos de bilheteira para você se programar e bater canelinha no mundo em grande estilo.

E aí, topa desbravar a misteriosa capital da Escócia em um post com a gente?

 Aproveita e já abre o bloco de notas para anotar e salvar dicas e promoções de produtos e serviços que vão salvar o seu planejamento na hora de organizar a sua viagem para a Escócia.

Capital Escócia: Edimburgo

Posso confessar que a minha criança interior está em êxtase escrevendo esse conteúdo para vocês? É super-real esse bilhete!

Festival de Natal em Edimburgo_castelos em Edimburgo_BVML

O legal é que talvez esse êxtase contagie, já que vou compartilhar uma série de fatos e curiosidades que eu duvido que não façam vocês recordarem memórias afetivas e sonharem com a capital da Escócia.

Porém, contudo e entretanto, vamos começar pelo básico? O que, onde e por que Edimburgo?

Nós já falamos por aqui que um dos nossos objetivos do Bons Ventos Me Levam é te ajudar a literalmente colocar “o pé no mundo”, certo?! E uma dessas partes desse objetivo ambicioso, claramente, é te ajudar a descobrir e se encantar por lugares incríveis que muitas vezes até nós mesmos não sabíamos que seriam tão encantadores.

Dica Extra: Sejam curiosos e pesquisem antes de escolher um destino! Há um mundo além de Paris, Nova Iorque ou Londres, por exemplo, que merecem toda a sua atenção e economias (muita calma, alguns deles não vão limpar sua conta bancária) para viver experiências memoráveis.

E é bem óbvio que Edimburgo (se puder, não esqueça das regiões adjacentes, já já te conto o porquê 🤭) não poderia ficar fora da sua e da nossa “wishlist” de viagens. Para você se situar e entender um pouco mais de Edimburgo, vou resumir bem estilo Wikipédia a história da cidade, fechado?!

Com um slogan desse, não tem como não pensar que em terras escocesas você encontrará uma “caixa de Pandora” com 1001 possibilidades de experiências diversas, prontas para serem exploradas na sua próxima aventura.

Segundo o próprio site oficial da Escócia, a explicação para essa frase repleta de significado está conectada com quem são. Basicamente, em uma reflexão, afirmam que: “Algumas pessoas seguem a cabeça e outras seguem o coração. Na Escócia, sempre tivemos uma forte determinação em seguir ambos.”

E a tia que vos escreve fica como depois dessa informação? Totalmente inquieta, com uma alma ainda mais curiosa pelas misteriosas terras escocesas e os dedinhos ansiosos para compilar um pouquinho de um todo dos nossos achados, pelo menos de Edimburgo. E para começar, que tal alguns fatos para aguçar sua curiosidade?!

Falar de Edimburgo e não começar pelos títulos de reconhecimento mundial não será um erro que cometeremos. Old Town e New Town, regiões que eu diria ser o melhor dos dois mundos quando falamos de turismo e Edimburgo, tudo junto e na mesma frase.

Estamos falando de duas áreas reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma região em Edimburgo que, juntas, representam cerca de 4,5 km² de extensão, com aproximadamente 4.500 edifícios, monumentos, paisagens e áreas de conservação.

E essas belezuras estão dispostas em duas áreas totalmente diferentes uma da outra, representadas pela famosa Old Town, que remete a tempos medievais, e a região georgiana planejada de New Town, que dizem possuir uma clareza de estrutura urbana incomparável na Europa. 👀

Uma ótima oportunidade de vivenciar diferentes eras de uma cultura, não acham?! Mas espera, tem mais.

“Castelos”, isso mesmo, no plural. Dizem as más línguas por aí (uma delas é a da sócia 🤭 — a querida tem surpresas para vocês. Aguardem!) que a cada esquina na Escócia tem um castelo.

Apesar de existir muitos, há um em específico que é especial: O Castelo de Edimburgo, que, além de ser “um senhor monumento”, ainda carrega o fato curioso de ter sido construído no topo de um extinto vulcão.

Pode turistar à vontade pelo castelo, que não há lavas ou altas temperaturas envolvidas, apenas muita história e curiosidades no percurso. Amém, senhor!

Pensando em alturas, Edimburgo, que tem sido a capital da Escócia desde 1437, assim como Roma (Itália), a cidade foi construída sob 7 colinas. Para os amantes de caminhadas ao ar livre com paisagens exuberantes, opções não vão faltar, já que há quase 50% da cidade designada como espaço verde e 112 parques para explorar. (Já anota alguns deles para checar depois: Vogrie, Beecraigs e Dalkeith).

Curiosidade: Edimburgo tem mais árvores per capita do que qualquer outra cidade do Reino Unido.

Posso escrever por horas a fio te contando fatos e curiosidades sobre a famosa capital da Escócia? Claro que sim. Acredito que o que não faltará é fifi, mas poxa, que tal entrar no tititi real do cinema, só um pouquinho, antes de começar a nossa top lista?

Há algum Potterhead, ou quem sabe fãs de Outlander, Vingadores e uns tantos outros campeões de bilheteiras por aí?

Parece brincadeira, mas não é. A cidade foi cenário de muitas produções incríveis do cinema, como também, o local se tornou literalmente inspiração para a criação da história de uma franquia bem popular: Harry Potter.

Para fechar nosso “overview” com chave de ouro, confere só a experiência da @Thaisadalmut e me diz se a famosa Edimburgo não carrega muitos fatos e curiosidades imperdíveis até para quem nunca ouviu falar.

@thaisadalmut

O perrengue nem doeu tanto porque estavamos em Edimburgo! ❤️🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 #edimburgo #escocia #vlog

♬ som original – Thaisa Dalmut

Depois desse vídeo, deu até vontade de pegar o próximo voo, não é?! Porém, calma lá, meu jovem apressado. Antes, bora para o próximo tópico para completar a sua lista de lugares e experiências para viver em Edimburgo, digna de tapete vermelho e roteiros consagrados em Hollywood. 😎

O que fazer em Edimburgo

Se você ainda não viu o vídeo da Thaisa que está logo acima, recomendo muito. Além de uma narração super envolvente, ela destaca vários pontos turísticos icônicos de Edimburgo, que vão completamente dar match com o seu “mood” de viagem. Mas antes de começar a nossa lista, dá uma olhadinha nos lugares e experiências mais populares por lá:

Lugares e experiências: Festivais Culturais

Se o assunto é turismo e entretenimento, não tem como deixar de mencionar os festivais culturais. Tem muitos turistas que acabam não dando a devida atenção a isso, mas nós, claro, não podemos deixar passar. Meus queridos, se você realmente quer se aprofundar na cultura do destino, por que não dar uma espiada nesses festivais de pertinho?

A vantagem é que, além de você vivenciar a cultura local, vai também fazer umas novas amizades e, claro, saborear a culinária típica – com direito a comes e bebes deliciosos e autênticos da região.

E olha, nem imagine cenários mornos como se você estivesse assistindo a um filme ruim na TV, até porque tudo o que foi filmado na Escócia nos faz até repetir a sessão de cinema. Imagine só um evento típico e cultural?

Então, bora! Abre o bloco de notas aí para registrar e checar depois, os principais festivais de Edimburgo:

  • Festival de Ciências em Edimburgo: Não só por ser uma cidade encantadora, Edimburgo também se destaca como um polo de aprendizagem e inovação. Não é à toa que foi responsável pelo primeiro Festival Público de Ciências do mundo. Se você está viajando com a família, especialmente com crianças, anote essa dica porque, quem sabe, sua viagem não vai coincidir com o evento.
  • Edinburgh Jazz & Blues Festival: Se você curte música, Edimburgo é parada obrigatória no mês de julho. O festival, que dura 10 dias, conta com a participação de mais de 170 músicos e é considerado um dos maiores festivais de Jazz da Europa. Pensa na vibe boa!
  • The Royal Edinburgh Military Tattoo: Esse é para os fãs de performances culturais. O festival acontece há mais de 70 anos na esplanada do Castelo de Edimburgo (e, spoiler, não tem nada a ver com tatuagens, hein?). Bandas militares de todo o mundo se apresentam em um evento cheio de energia, tradição e, claro, uma vista incrível.

Para terem uma ideia do que estamos falando, confere só a experiência do @rsullivan1991 e me diz se o festival não é uma grata surpresa.

  • Edinburgh International Festival: Esse é o mais tradicional e acontece anualmente desde 1947. São mais de três semanas de pura diversão com apresentações de música, dança, teatro e ópera para todos os gostos. É imperdível para quem quer ver a cidade em sua essência artística.

E tem muito mais! O calendário de festivais da cidade é recheado o ano inteiro. Então, antes de viajar, não deixe de dar uma olhadinha no site oficial de experiências de Edimburgo para checar as datas de eventos.

Agora, que tal conhecer alguns pontos turísticos que não saem da boca dos visitantes sobre o que fazer em Edimburgo?

Lugares e experiências: Monumentos e Cultura

Depois de tanto falar de festivais, não podemos deixar de mencionar os monumentos e atrações culturais que são essenciais no roteiro de qualquer visitante. É quase certo que alguns desses lugares já são “clichês” de tanto que são recomendados. Mas olha, vou te garantir: são clichês pelos motivos certos. 😏

E para não parecer que estamos puxando sardinha para um lado ou para outro, fizemos uma seleção das Top atrações com base nas escolhas unânimes do Portal TripAdvisor, do site oficial de turismo de Edimburgo e do guia de bolso da Lonely Planet. Dá uma olhadinha nas opções mais populares e prepare-se para um passeio inesquecível!

Top wishlist em Edimburgo_castelos em Edimburgo_BVML
  1. Castelo de Edimburgo;
  2. Palace of Holyroodhouse;
  3. Royal Yacht Britannia;
  4. National Museum of Scotland;

Lugares e experiências: Filmes e séries

Para os cinéfilos e inquietos como eu, vocês não podem deixar de incluir na lista de lugares para visitar em Edimburgo as opções abaixo, entre regiões e pontos turísticos imperdíveis.

Top wishlist versão cinama em Edimburgo_castelos em Edimburgo_BVML

Sim, eu estou falando de cenários de filmes e séries, purinho. Se você é fã de carteirinha, esse é o sinal para arrumar as malas e embarcar rumo a Edimburgo.

Royal Mile

A famosa rua que atravessa o coração de Old Town, cheia de monumentos marcantes de ponta a ponta. De um lado, o imponente Castelo de Edimburgo e, do outro, o Palácio de Holyroodhouse. No meio disso tudo, você encontra uma grande variedade de cafés, bares e restaurantes, perfeitos para um dia de exploração.

E olha só, essa região não é só charmosa, não. Ela também foi cenário de grandes produções cinematográficas, como “Vingadores: Guerra Infinita”, “Velozes e Furiosos 9”, “Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga” e “Sunshine on Leith”. Como dizem por aí, “se o filme é bom, o cenário tem que ser melhor”, né?

Grassmarket

Um dos bairros mais antigos da cidade, e situado logo abaixo do Castelo de Edimburgo, o Grassmarket é cheio de história e charme. Quem visita essa região encontra uma série de pubs tradicionais, restaurantes e lojas independentes.

Além disso, foi palco de cenas marcantes em produções como “Rebus”, “One Day”, “Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga” e “Sunshine on Leith”. Imagina só tomar um café superfaturado enquanto está rodeado por tanta história e cenário de filmagens? Não é para qualquer lugar, não.

Victoria Street

Coincidência ou não, todas essas regiões citadas até agora estão localizadas em Old Town, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E se você acha que acabou, segura essa: a famosa Victoria Street também foi cenário de produções como “Rebus” e “Velozes e Furiosos 9”. E tem mais! Dizem que essa rua foi a grande inspiração para um dos cenários mais icônicos da franquia Harry Potter: o famoso Beco Diagonal.

Eu sei que, para os “Potter Heads” de plantão, isso é um prato cheio. Aproveita o mood e confere o vídeo do @Franklindavid para sentir a magia do lugar:

@franklindavidtvhost

Harry Potter X Edimburgo, na Escócia. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 Saiba quais são os lugares de Edimburgo que serviram de inspiração para a autora, J.K.Rolling, escrever Harry Potter. E que, claro, você não pode deixar de visitar. Edimburgo é simplesmente apaixonante, um dos lugares mais lindos que já tive o prazer de gravar para o Programa Aventureiros . 📺🎬🎥 E o mais legal é que se você quiser conhecer a capital da Escócia, o @vitorvianna_ e eu podemos te levar no nosso grupo de junho de 2025, já disponível na Agência Aventureiros, no site www.aventureiros.tur.br , com vagas limitadas. #harrypotter #edinburg #edimburgo #viagem #edwiges #coruja #escocia #scotland #stguilescathedral #victoriastreet #greyfriars #greyfriarsbobby #travel #prada #moda #harrypotterfan #reinounido #jkrolling

♬ som original – franklindavid
Depois desse vídeo, vai ser difícil não montar um roteiro dedicado só para viver as experiências da franquia, não é? E, se você realmente estiver empolgado, o site oficial da Escócia até montou um roteiro bacana que inclui outras cidades escocesas. Corre lá para conferir!

Tem mais regiões incríveis em Edimburgo?

É claro que sim! E se você é daqueles que adora planejar cada passo, basta dar uma olhadinha no site oficial de turismo da cidade e conferir tudo o que fazer, dividido por região. Você vai encontrar sugestões detalhadas para não perder nada de Edimburgo!

Lugares e experiências: Literatura

Aos amantes de uma boa história, tenho um fato superinteressante conectado com o mundo da literatura e a maravilhosa Edimburgo. A capital da Escócia foi uma das primeiras cidades do mundo a receber o título, concedido pela Unesco, de Cidade da Literatura.

Agora, olha só: esse título não foi dado por acaso, não. A cidade realmente merece! Edimburgo é berço e lar de poetas e escritores renomados, como Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes), Walter Scott (autor de Waverley) e J.K. Rowling (responsável pela franquia Harry Potter). Além disso, a cidade abriga um dos maiores festivais internacionais de livros, realizado anualmente em agosto.

Para quem não dispensa um bom livro físico, prepare os bolsos, porque Edimburgo tem mais de 50 livrarias espalhadas por toda a cidade. Dá para perder o fôlego por lá, hein?

Curiosidade: Um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, o Monumento Scott, foi erguido em 1846 em homenagem a Walter Scott, o escritor dos famosos romances históricos, peças de teatro e poesia. Esse monumento tem incríveis 60 metros de altura! Eu, sinceramente, achei essa informação bem satisfatória! 😎

Se você faz parte da tribo que adora incluir museus e belas artes no seu roteiro, já anota as dicas de lugares imperdíveis para visitar por lá:

Lugares e experiências: Parques e passeios ao ar livre

Eu sei, eu sei. Há grandes chances de você já ter visto milhares de vídeos nas redes sociais sobre a Escócia. Inclusive, aposto que muitos deles mostravam aqueles dias nublados, com muita chuva e umidade, e até quem sabe, um cidadão desavisado sendo arrastado pelos ventos escoceses.

Acertei? Se sim ou se não, o que importa é que não vou jogar um balde de água fria na sua cabeça e dizer que não há os dias de trégua com o São Pedro, porque há sim!

E, se você planeja aproveitar o dia ao ar livre na cidade (de preferência sem tombos envolvidos), minha dica é planejar sua viagem de acordo com a estação do ano que faz mais sentido para as experiências que você quer viver. Para isso, você pode checar o clima da cidade de acordo com as estações.

Estou afirmando que o clima será estável de acordo com a estação do ano? Não. Minha bola de cristal e minha capacidade de ler o futuro são inexistentes, mas o que estou sugerindo é tentar minimizar os danos com base nas probabilidades.

 Assim, você poderá conferir as opções abaixo e quem sabe fazer uma trilha até o Arthur’s Seat ou se sentar em um parque, de preferência na Primavera, e fazer aquele piquenique bem instagramável? É uma possibilidade!

Curiosidade: Excalibur te lembra algo? Se não, vou te ajudar. Dizem as más línguas que as famosas lendas do Rei Arthur estão totalmente conectadas com esse lugar! 👀 Arthur’s Seat é o ponto mais alto do Parque Holyrood, que, em tempos remotos, foi o local de um vulcão que entrou em erupção há 350 milhões de anos. Hoje, ele oferece aos visitantes uma vista panorâmica incrível da cidade.

Aproveita para conferir alguns lugares ao ar livre para você passear por lá:

Lugares e experiências: Castelos de Edimburgo

Se alguém te contasse que há um país com mais de 3.000 castelos para se visitar, você acreditaria?!

Eu, quando li isso, sinceramente pensei que fosse algo do tipo “Fake News”. Porém, contudo e entretanto, se o site oficial de turismo da própria Escócia está afirmando isso, e ainda vai além dizendo:

“One of the best things about Scotland is that no matter where you find yourself, a castle is never far away.”

Para quem está com o inglês um pouco enferrujado, basicamente eles nos contam que uma das melhores coisas da Escócia é que, não importa onde você esteja, um castelo nunca está longe. E, sinceramente, eu diria que não pagaria para ver isso. Imagina bater canelinha em mais de 3.000 castelos? Haja condicionamento físico! Só lembrando: castelo não tem elevador, ok!? #oterrordossedentários

Por hoje, vamos focar em três opções de castelos em Edimburgo com direito a curiosidades e mistérios para você explorar quando estiver lá.

Aos românticos incuráveis, que associam os Castelos de Edimburgo a belas histórias de finais felizes, estilo filmes da Disney, acho que o mais próximo de romance que você vai encontrar por lá é uma das muitas histórias de reis e rainhas que passaram pelos castelos. Um exemplo: a família da Rainha presenteou o Rei em seu casamento com um “Canhão” chamado Mons Meg, capaz de disparar uma bola de canhão por 3km. Em suma, não é exatamente um presente romântico, né? Eu diria que é mais digno de um personagem da família do Coringa do que de um conto de fadas.

Mas calma lá! O bom é que, depois de conhecer um pouco da história de Edimburgo, você vai perceber que há muito mais mistérios por ali do que apenas romance água com açúcar. Dê uma chance à sua curiosidade para explorar!

Erguido sobre um antigo vulcão extinto, o Castelo de Edimburgo é uma fortaleza histórica que já serviu como residência real, base militar e prisão de guerra. Ao subir a Castle Hill, você seguirá os passos de soldados, reis, rainhas e até mesmo alguns piratas.

Castelo de Edimburgo_castelos em Edimburgo_BVML
Curiosidade: Desde 1861, um canhão é disparado diariamente às 13h do Castelo de Edimburgo. Originalmente, servia como sinal para que os navios no Firth of Forth ajustassem seus cronômetros. Devido à velocidade do som, os navegantes precisavam considerar o atraso de aproximadamente 10 segundos para ouvir o disparo.

Além de ser uma das fortalezas mais impressionantes da Escócia, o Castelo de Edimburgo se transforma anualmente em um grande espetáculo a céu aberto com o Royal Edinburgh Military Tattoo.

Milhares de espectadores se reúnem para assistir a performances militares, bandas de gaitas de fole e shows de luzes que fazem o castelo parecer um cenário cinematográfico vivo. A tradição é tão marcante que já foi transmitida para mais de 100 países, reforçando o status do castelo como um ícone cultural e artístico.

Se esse resumo só aguçou o seu interesse pelo castelo e você é um turista aficionado em História, tenho uma dica para você. No catálogo da Netflix, há uma série chamada Secrets of Great British Castles”, e claro que um dos castelos é o Famoso Castelo de Edimburgo. Corre lá para ver e entender um pouco mais da história do castelo em detalhes, garanto que tem fatos bemmm interessantes.

Conhecido como o “outro castelo de Edimburgo”, Craigmillar oferece uma experiência real fora dos roteiros mais conhecidos. Foi neste castelo medieval que Mary, Rainha dos Escoceses, buscou refúgio em 1566. As ruínas atmosféricas do castelo, incluindo uma casa-torre bem preservada, proporcionam um contraste tranquilo ao agitado Royal Mile.

Se você já assistiu à terceira temporada de Outlander, pode reconhecer os muros do Castelo de Craigmillar como a prisão de Ardsmuir, onde Jamie Fraser esteve encarcerado.

As ruínas do castelo ajudaram a criar uma atmosfera realista para as cenas, e até os próprios atores comentaram como o local parecia “vivo” durante as filmagens. Mas muito antes de se tornar cenário de série, Craigmillar foi o refúgio de Mary, Rainha dos Escoceses, e palco de conspirações que poderiam facilmente ser parte de um roteiro de drama épico.

Curiosidade: Em 1566, Mary buscou segurança no Castelo de Craigmillar, situado a cerca de uma légua (aproximadamente 3 milhas) de Edimburgo. Na época, uma légua era a distância que uma pessoa podia percorrer em uma hora.

Diferente das fortalezas imponentes, Lauriston é uma joia escondida que oferece uma visão autêntica da vida nos tempos eduardianos. A casa permanece praticamente inalterada desde que foi habitada pela última vez em 1926. Além disso, os visitantes podem desfrutar de um passeio pelos amplos jardins, visitar o premiado jardim japonês ou participar de uma visita guiada para vivenciar como era a vida de uma família de classe média de Edimburgo no início do século XX.

Curiosidade:Além de sua arquitetura histórica, o Castelo de Lauriston possui um jardim japonês sereno, oferecendo aos visitantes um espaço de reflexão e tranquilidade.

Depois de tanto falar sobre o que visitar é claro que não poderíamos deixar passar batido as experiências.

Para quem já é leitor recorrente sabe que sempre partilhamos várias experiências para vocês avaliarem se faz sentido para o seu roteiro.

Eu sou suspeita para falar, mas dê uma chance para experiências diferentes daquelas que envolve apenas ir ao ponto turístico e tirar fotos, ok?! Lembre-se que você não está lá apenas para tirar fotos, e sim viver experiências memoráveis.

Confira algumas opções de passeios e/ou serviços, para você reservar e incluir no seu roteiro experiências incríveis de Edimburgo e outras regiões próximas:

Experiências em Edimburgo

Pronto, acredito que eu tenha dado 1001 motivos e lugares para vocês pesquisarem mais sobre a Escócia e se surpreenderem com o destino. O que eu não contei é que ainda há muito mais detalhes para saber sobre a cidade.

Por aqui, ainda vamos liberar a nossa segunda edição da Revista BVML sobre Edimburgo, para te ajudar a montar o planejamento ideal para você e seu bolso, rsrs. Legal, não é?

A minha querida sócia foi lá, bateu perna pra cima e pra baixo, tomou uns capotes em ruas escocesas 🤣, comeu um bolo de cenoura superfaturado no castelo, e não esqueceu de me ligar aos berros por conta dos meus pedidos. Mas no final da ligação, disse que compilou um senhor roteiro, cheio de dicas boas que ela vai contar em breve… Thanks, God!

Enquanto a revista de Edimburgo não chega, você pode checar a 1ª edição de Lisboa e aproveitar para me contar: qual foi o ponto turístico, experiência e/ou um dos castelos de Edimburgo preferidos que entrou para a sua Wishlist de viagens?

😉

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

As melhores soluções para viajar!

➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.

➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!

➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️

“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 contato@bonsventosmelevam.com

Compartilhe este conteúdo!

Leia mais conteúdos!