A vontade de “colocar o pé no mundo” ficou grande, mas o medo do desconhecido ainda é uma realidade?! Confira aqui algumas dicas indispensáveis para você “Marinheiro de primeira viagem”, planejar sua primeira viagem internacional.
Viajar parece um sonho, simples e fácil, observando as milhares de fotos e relatos de pessoas que já viveram a experiência ou vivem até hoje. (Dizem que viajar é um hábito viciante e eu concordo plenamente, palavra de quem quando tem qualquer tempo ou dinheiro disponível já está planejando o próximo destino.)
A realidade é que com dinheiro tudo é fácil, porém, aquela viagem dos seus sonhos provavelmente haverá alguns perrengues e situações inusitadas que você precisa estar preparado, para manter a situação sobre controle e claro se puder não gastar mais do que o necessário e ainda assim, viver experiências memoráveis, tenho certeza que viajar será o seu próximo “hobby” favorito no mundo.
Conteúdo nesta publicação
Dica do viajante
Tudo pronto, vou viajar! Um cruzeiro, um tour pela Europa ou quem sabe América do sul, as possibilidades são diversas, mas a questão é: Por onde começar?!
Como a boa blogger que sou e gosta de dividir experiências com vocês, minha dica é: Que tal começar por escolher o seu destino(s), seguido de um planejamento?! O orçamento financeiro é fundamental em todas as etapas, afinal, você não quer deixar de visitar aqueles lugares incríveis que você salvou no Pinterest, não é?!
Sabemos o quanto um planejamento pode ser trabalhoso tratando-se de viagem, então, pensando naqueles leitores iniciantes no quesito viagem internacional, convidamos a equipe do De mochila pronta, para um bate – papo super descontraído e informativo para sanar dúvidas relacionadas a viagem.
De Mochila Pronta
A empresa de Mochila Pronta é uma agência de viagens online que foi fundada em 2014 por sócios que possuem uma vasta experiência internacional em trabalhos, estudos e viagens por uma grande variedade de países.
O nome da marca, segundo um dos fundadores, foi criado com o intuito de transmitir a ideia de dinamismo e de simplicidade no sentido de que não é necessário gastar uma fortuna para realizar a viagem dos sonhos, através de Planejamentos 100% personalizados.
O De Mochila Pronta, já atendeu mais de 4 mil pessoas, com pacotes planejados para o ritmo, estilo e experiência de cada viagem que cada pessoa busca.
Bate-papo
- Documentos principais para os viajantes de primeira viagem?
Cada viagem e situação pode exigir documentos diferentes. Mas, de um modo geral:
– Passaporte;
– Certificados de vacinas;
– Vistos;
– Comprovantes de subsistência
- O que não pode faltar na primeira viagem?
É muito subjetivo o que cada pessoa busca. Mas o que não pode faltar numa viagem é planejamento inteligente e otimizado, mente aberta para aproveitar ao máximo cada experiência e segurança.
- Perrengues, você já passou?!
Já comprei um tour para o deserto no Marrocos e chegando lá fui extorquido e precisei pagar mais para ter o passeio que eu já havia comprado anteriormente.
Em Amsterdã, por conta do festival King´s Day, algumas ruas e linhas de trens estavam bloqueadas, o que me fez atrasar muito para chegar até a Estação Central e acabei perdendo o meu trem para Paris.
Tive dores de cabeça insanas por conta da altitude no Salar de Uyuni.
- Quais os destinos que você mais recomenda para a 1ª viagem internacional?
Isso é muito subjetivo também. O que vale é o que cada um busca como experiência. Nossas sugestões começam a partir do que cada um já nos traz como desejo.
- E nacional no Brasil?
Mesma coisa que a anterior. Mas não trabalhamos com viagens nacionais, apenas internacionais.
- Quais os principais serviços que você oferece?
Apesar de sermos uma agência de turismo, o nosso foco é muito mais a logística externa a cada cidade. Ou seja, construímos um planejamento otimizado composto por passagens aéreas, hospedagens, todos os transportes entre as cidades que compõem a viagem e as atrações mais delicadas apenas. Resumindo, é como se pegássemos cada pessoa pela mão e deixássemos livre em cada cidade. Assim elas podem curtir cada destino no seu próprio ritmo e ver apenas o que interessa a elas. Nossa ideia é totalmente o oposto dos pacotes engessados.
- Quais dicas extremamente necessárias e principais para quem pretende fazer a primeira viagem internacional?
Pesquise muito e encontre o equilíbrio entre qualidade e custo. Vai fazer por conta própria? Ok! Saiba que o planejamento é apenas 10% de uma viagem. Você ainda terá que saber como, onde e quando comprar cada reservas; acompanhar e reconfirmar todos esses vouchers (se necessário) e irá contar apenas com o suporte das empresas das quais você comprou cada reserva. Planejar uma viagem todos planejam, mas planejar BEM é outra história. Resumindo, se é a sua primeira viagem internacional, procure uma agência também para ponderar se realmente vale a pena contratar o serviço, ou se irá arriscar e fazer tudo por conta.
- Como você orientaria seus clientes que não sabem uma segunda língua e precisam se comunicar durante uma viajem internacional?
Digo para os meus clientes que se tiverem saúde, o investimento necessário para fazer a viagem acontecer e o tempo disponível para fazerem tal viagem, qualquer outra questão é um obstáculo que eles mesmos estão criando. Existem muitos aplicativos hoje em dia que podem auxiliar com a comunicação. Claro que é mais fácil de você souber um outro idioma, mas isso não é motivo para te impedir de viajar.
- Já passou por algum perrengue com algum cliente com relação a cultura do país de destino?
Não que eu tenha ficado sabendo. Mas é sempre importante estudar um pouco a cultura local antes de viajar, para que não faça ou fale algo que possa ofender o povo local.
- A falta de conhecimento do idioma do país visitado pode acarretar problemas como a exploração financeira de serviços relacionados ao turismo. Quais dicas você daria para aquelas pessoas não experientes em relação a viajar o mundo, para não pagar a mais por um serviço oferecido?
A melhor maneira para não ser explorado financeiramente é saber o valor justo para tal serviço. Essa informação pode ser facilmente conseguida na sua hospedagem, ou com alguma pessoa local que conheça o serviço que você busca e que, obviamente, não esteja ligada à empresa que você está prestes a contratar os serviços. Quando não houver uma tabela de preços fixos, sempre combine o valor antecipadamente. Saiba sempre quanto será cobrado antes de contratar qualquer serviço, desde uma corrida de táxi até algum tour.
- Qual Continente que na sua opinião é um destino relativamente barato, mas que com certeza você indicaria para viajar? Há uma preferência de roteiro?
O Sudeste Asiático é extremamente barato para viajar por lá. Hospedagens, transportes locais, refeições e atrações são muito acessíveis. O que pesa um pouco para os brasileiros são as passagens aéreas. Pra contornar esse fator do valor das passagens, a América do Sul também é uma opção mais econômica, em sua grande maioria dos destinos.
- Destinos para viajar com criança e bebês?
É importante pensar em destinos que tenham atrações e pontos de interesse para todos. Viagens muito longas apenas para contemplar paisagens, podem ser um pouco entediantes para crianças. Além disso, é sempre bom considerar uma hospedagem com um pouco mais de estrutura e conforto, principalmente para quem viaja com bebês.
- Qual o destino mais em conta e surpreendente que você indicaria?
A Tailândia, é um dos países que mais me impressionaram pela beleza, cultura e por ser um destino financeiramente muito econômico.
E aí, o que achou das dicas do De mochila Pronta?!
*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
E não se esqueça do Seguro viagem!!
Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!
Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.