E as loucas da bebida e experiências gastronômicas atacam novamente. Desta vez, com a Heineken Experience Museum!
Tá ok, sabemos que não é normal falar tanto sobre bebidas e comidas, mas que culpa nós temos se tudo na gastronomia tem histórias e boas por sinal, junto com experiências incríveis?!
Não respondam porque é bem retórica a pergunta, chega a ser quase uma afirmação da nossa parte. Por isso, sempre estamos por aqui compartilhando com vocês nossas descobertas a “lá fifi”, com muitos detalhes e recursos para que vocês também possam experimentar. Nem que seja através desse post, que mal começou e já está prometendo com esse tema que junta tudo que gostamos: Gastronomia e turismo.
E tratando-se de “turistar”, que não é um verbo, mas gostaríamos que fosse, não poupamos esforços para trazer a informação completa para vocês viajarem por aqui, junto com a gente e quem sabe até programar uma trip para Amsterdam?!
Se ficou animado, só vem que prometemos dicas e descontos no decorrer do texto para facilitar o planning da próxima parada. 😉
Conteúdo nesta publicação
Turismo Industrial
Cara, já falamos por aqui que nossa missão também é desmistificar o turismo e ajudar a findar o tabu que é:
Viajar, chegar nos pontos turísticos mais desejados, quem sabe observar e tirar umas tantas fotos para recordação e então ir embora.
Achamos meio “u ó” e capenga essa ideia, já que vocês literalmente podem viver mais que isso no mesmo destino sem gastar rios de dinheiro.
E meus amigos, dê uma chance ao desconhecido que vocês podem se surpreender, literalmente.
Uma dessas categorias disponíveis no universo de turismo, que apesar de ser pouco procurado por turistas mundo afora, salvo exceções como a cervejaria que vamos entrar em detalhes, pode ser uma agradável surpresa durante uma viagem. Sim, estamos falando dele: O turismo industrial.
Que nada tem a ver com apenas observar esteiras em produção. Estamos no século 21, meus caros, ponto auge da tecnologia, destaques para os marqueteiros de plantão com as mais diversas marcas entrando no jogo da cadeira que é o entretenimento. E o que é o turismo senão apresentar uma nova cultura com tudo o que tem direito para os visitantes?
Eu diria que turismo pode ser o suco do entretenimento. São experiências das mais variadas categorias em um determinado destino, para agradar gregos e troianos.
Nós por aqui somos bem curiosas e tem conteúdo explorando o turismo industrial em Portugal na “Bacalhôa” para quem é fã de vinhos deveria ler, o lugar é simplesmente incrível. Para aqueles que gostam de Whiskies, não podem perder o post dos melhores whiskies do mundo, as destilarias dão imensos gatilhos para o visitante, dá logo vontade de visitar. No mais, já já tem mais conteúdo desse mercado para vocês explorarem.
Agora, por aqui trabalhamos com provas. Sim, gostamos de mostrar para vocês onde encontrar esses “hacks de viagem” para vocês explorarem e viverem experiências fora da curva.
E vamos começar por esse Brasilzão que tem os empresários e profissionais mais criativos do segmento. Por aqui, dificilmente tu acharás brasileiro emburrado, mesmo na dificuldade o sorriso é garantido no rosto. Dito isso, eu pergunto.
E logo aqui, vocês acham que não haveria opções de turismo industrial? Tem queridos, com direito a muita história, experiências e gastronomia para os pequenos e crescidos.
Vamos falar de chocolate? Não é a fantástica fábrica de chocolate do Willy Wonka, mas por aqui temos várias opções para você explorar desde as clássicas visitas às famosas fábricas da Nestlé e Garoto. Posso apostar que despertará em você memorias afetivas da sua infância, até as mais recentes como a Dengo, que preciso dizer é uma experiência à parte.
Confere só esse tiktok da conta reviews por sp e me diz se não dá vontade de visitar.
Outra marca de chocolates que não podemos deixar de citar e que foi além no turismo industrial foi a Cacau Show com uma espécie de montanha russa disponível para a garotada.
Confere só o tiktok da conta “giros no interior de sp” e me diz senão é incrível:
Tem mais opções? Claro que sim. Tanto no turismo industrial quanto no turismo empresarial as marcas estão cada vez mais comprometidas em engajar o público oferecendo experiências memoráveis. E aí entram possibilidades de visitas em fábricas como a Volkswagen para os aficionados em carros, ou de cosméticos como a Boticário, por exemplo em terras brasileiras.
No tocante “mundo” o céu é o limite e tem uma grande variedade de opções de experiência conectadas com o turismo industrial. Confere só algumas delas com direito a experiências incríveis de influencers mundo afora e bem interessantes:
- Fábrica de Lego na Dinamarca;
- Museu Enzo Ferrari na Itália;
- Fábrica da Lindt na Suiça;
- Guiness storehouse na Irlanda;
- Casa Moet Chandon na França;
Tem opções para todos os gostos, mas confesso que as cervejarias têm meu coração, minha curiosidade e paladar. No tocante ao Brasil então, você terá muitas marcas com visitas incríveis para experimentar.
Então bora entrar nesse tema que tanto gostamos e que começará no Brasil e terminará na Holanda.
Rota da Cerveja
Não é de hoje que as famosas geladas ou louras, chamem como quiser, estão para além das mesas de bares e tornaram-se quase uma categoria à parte do universo de entretenimento.
E nesse enorme grupo do Bolinha e Luluzinha, muitos de nós mergulhamos a fundo nas histórias com diversas experiências que o universo cervejeiro fornece e meus caros… Há algo mais aí, para quem gosta da bebida e ama experiência gastronômica, preciso dizer: Você está perdendo a oportunidade de conhecer lugares incríveis e participar de tours bem saborosos que você poderá encontrar na Rota da Cerveja.
É bem uma rota mesmo, dependendo de onde você está localizado provavelmente poderá conhecer várias marcas e degustar várias cervejas.
- O que Levar para Acampar? Confira os 10 Itens essenciais para a sua aventura.
- O que fazer em Gijón Espanha! Prove uma Sidra e explore as Astúrias
- Roteiro dos Sonhos: explore 5 dos melhores pontos turísticos da Espanha!
- O que visitar em Lisboa em 2, 3 ou 5 dias com dicas indispensáveis!
- 4 das melhores praias espanholas esperam por você!
Assim como Portugal, França e Itália que você dificilmente sai de lá sem conhecer umas tantas vinícolas e bebericar alguns vinhos, por aqui no Brasil há diversas opções bem interessantes de cervejarias artesanais para se visitar. Tem até uma opção bem interessante para aqueles que não podem viajar para a tão sonhada Amsterdam, confere só:
Cervejarias no Brasil
É, nós não estamos falando de um mercado qualquer ou exagerando quando dissemos que há bastante opções de cervejarias no Brasil para se visitar. Segundo um dos últimos levantamentos do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), são 1729 cervejarias no Brasil registradas. Atualmente, o mercado brasileiro de cerveja está atrás apenas dos EUA e da China.
É cerveja por demais e experiência também. Neste mesmo estudo feito pelo MAPA, foram apontados os seguintes dados:
- Minas Gerais com 222 estabelecimentos.
- São Paulo na ponta liderando com 387 cervejarias no Brasil.
- Rio Grande do Sul como o segundo estado com mais cervejarias no Brasil, com 310 delas registradas.
E o que isso significa para nós, meros apreciadores e turistas? A minha resposta é: Possibilidades e variedade para viver o tour cervejeiro.
Fora os eventos específicos que costumam ocorrer pela cidade, a feira Experimente é bem comum na região metropolitana de Belo Horizonte e atrai diversos apreciadores das cervejas e cervejarias no Brasil. Já o festival Oktoberfest é outro evento bem popular na Alemanha entre os apaixonados por cervejas e tem uma versão abrasileirada que acontece no Sul do Brasil.
Agora, o que falta mesmo é contar aquelas cervejarias que são o “tititi” para todo o turista ou quem quer mesmo mergulhar nessa área. E neste caso, temos algumas cervejarias no Brasil para indicar e começar essa busca por você.
Não estamos dizendo que as outras não são boas, certo? Vamos começar indicando algumas e vocês continuam e quem sabe montam a rota da cerveja ideal para você realizar em um próximo passeio turístico?
Por aqui gostamos mesmo de dados. Estamos de olho nas redes sociais e nos comentários de usuários apaixonados por turismo e com isso, resolvemos compartilhar as top 10 cervejarias no Brasil de acordo com turistas no Tripadvisor, confere só:
- Cervejaria Bohemia – Nota: 4,5/5 com 11.343 avaliações
- Cervejaria Edelbrau – Nota: 4,5/5 com 1665 avaliações
- Cervejaria 3 Orelhas – Nota: 4,5/5 com 387 avaliações
- Cervejaria Caras de Malte – Nota: 4,5/5 com 589 avaliações
- Cervejaria Araukarien – Nota: 5/5 com 124 avaliações
- Cervejaria Leopoldina – Nota 5/5 com 145 avaliações
- Cervejaria Bodebrown – Nota 4,5/5 com 214 avaliações
- Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto – Nota 4,5/5 com 160 avaliações
- Cervejaria Farol – Nota: 4,5/5 – com 186 avaliações
- Cervejaria Rasen Bier – Nota 4,0/5 – com 535 avaliações
Sabemos ao certo qual critério adotado para nomear essa lista de top 10 cervejarias no Brasil? Não, mas sabemos que são as cervejarias favoritas dos usuários na Plataforma Tripadivisor e todas elas possuem visitação disponível. O número 1 eu acredito que merece até um tiktok incrível.
O casal da conta “Pegamos uma estrada” gravou um vídeo sobre a experiência deles mostrando como é o tour cervejeiro da Bohemia em Petrópolis e está simplesmente demais, confere só:
Faltou a grande cereja do bolo que prometemos para quem gosta da cerveja “verdinha” e que é nosso destino em Amsterdam, mas não pode viajar por agora.
É claro que a companhia Heineken não deixaria de aproveitar o mercado cervejeiro no Brasil. E para isso criou uma super experiência para os fãs da marca chamado “Inside The Star”, localizada na cervejaria da marca em Jacareí – SP.
Nós por aqui fomos à caça de outros curiosos como nós, que visitaram a cervejaria e registraram a experiência. O Guia de Sampa fez, confere só e me diz se a mão não coçou para fazer uma reserva.
Aproveita e já confere algumas opções de passagens aéreas baratas, hotéis ou quem sabe alugar um carro através do nosso Let’s Travel para visitar a fábrica e gastar pouco durante a viagem.
Let’s Travel!__________________________________________________________________________
Cervejarias Europa e mundo
Falar das cervejarias no Brasil, populares e visitadas, e nem sequer mencionar as cervejarias na Europa e no mundo é um erro que não cometeremos por aqui.
Ainda que breve, selecionamos uma lista para vocês pesquisarem e por sinal são escolhas em comum dos sites: Fodor’s Travel, The Brokebackpacker e Travel Pulse com o tio Google queimando a largada e anunciando as cervejarias na Europa e no mundo, logo no começo da pesquisa com as melhores experiências, que são:
- Stela Artois em Leuven na Bélgica;
- Samuel Adams em Boston, Massachussets;
- Budvar em Ceske Budjovice, Czech Republic;
- Brooklyn Brewery em Brooklyn, Nova Iorque;
- Carlsberg em Copenhagen.
- Tíger em Singapura.
- Guiness Storehouse na Irlanda.
Lembrando que este é apenas um compilado de cervejarias em comum, entre três referências e o tio Google. Eu acredito que isso pode ser algo bem pessoal e muito provavelmente vocês podem discordar das escolhas apontadas e está tudo certo. O importante é viver a experiência à sua maneira e aproveitar!
Somos lá suspeitas para falar sobre cervejarias, porque além da Heineken Experience museum em Amsterdam por aqui somos bem fãs da Guinness e temos a Guinness Storehouse na nossa wishlist de destinos.
Confere só essa experiência do Inka Shashinka e me diz se não é tudo isso e mais um pouco.
A outra experiência que o tio Google apontou, e a metade dos posts no Google avaliando cervejarias famosas, é a nossa tão esperada Heineken Experience Museum, localizada em Amsterdam.
E aí, agora que você está familiarizado sobre cervejarias e turismo, bora descobrir mais sobre a história da Heineken em Amsterdam?!
Amsterdam e Heineken
Nós introduzimos vocês sobre o turismo industrial, contamos sobre alguns cases populares no mercado e claro, que isso não foi por acaso. Na verdade, nunca é. Gostamos sempre de trazer informações completas, para vocês mergulharem no conteúdo e descobrirem tudo o que podem para realizar um bom planejamento da sua viagem.
Neste caso, Amsterdam e Heineken representam o começo do legado da marca. Foi lá onde o empreendedor Gerard Adrian Heineken em 1846 abraçou o risco, pegou dinheiro emprestado da mãe e começou o sonho comprando a “The Hoolberg Brewery”, a maior cervejaria em Amsterdam. Naquele tempo, a cervejaria estava no vermelho e dando prejuízo para os donos.
Apesar da falta de conhecimento no mercado cervejeiro, Gerard foi audacioso. Já naquela época ele acreditava que poderia tornar a cervejaria um sucesso apenas produzindo cervejas com o mais alto padrão de qualidade. E olha, tanto fez que conseguiu fazer com que a marca Heineken se transformasse em uma das maiores cervejarias da Holanda naquela época e hoje, no mundo. Incontestável o resultado, não é?!
Descrever o começo da marca e todos os feitos no decorrer dos anos tanto por Gerard, seus descendentes e profissionais envolvidos nessa trajetória, em um simples post não fará jus ao que representa a história da companhia.
Ainda assim, separamos alguns fatos e curiosidades importantes para despertar em vocês o desejo em experimentar bem de perto o que é a Heineken Experience!
E claro, vamos colocar fogo no parquinho, literalmente com nossa conversa de comadre sobre esse ponto turístico.
Porque é tanta história e tanto para conhecer sobre Amsterdam junto com a Heineken, que talvez apenas a visita repleta de história, dentro da própria fábrica faça sentido. A fábrica que um dia começou todo o legado e hoje é o local do Heineken experience museum, talvez possa materializar todo esse conteúdo de uma maneira beeem mais atrativa para você.
Entretanto, vamos começar com as curiosidades por aqui e quem sabe você termina lá em Amsterdam na Heineken experience museum tomando uma cerveja e conferindo tudo de perto?!
- Quem é empreendedor raiz levanta a mão aí. 🙋 Não te vi, mas bate aqui ✋e se liga só na história do Gerard, já vou chamá-lo pelo primeiro nome porque já me identifiquei com o querido. Com apenas 22 anos, sua ambição e um sonho, Gerard foi logo na fonte do seu primeiro investidor e escreveu uma carta começando com um “Dear Mommy”, achei visionário e ainda adicionou na mesma carta “So not very much! Wouldn’t you agree?”
Engana-se aqueles que depois de convencer a mãe ao investimento e conseguir a aquisição da fábrica, que Gerard cruzou os braços. Muito pelo contrário, arregaçou as mangas e foi em busca de virar o jogo, principalmente nas operações que estavam operando no vermelho.
Desde que assumiu a fábrica em 1864, se mostrou enérgico diante das adversidades e muito estratégico por sinal, a fim de romper fronteiras e encaminhar as cervejas fabricadas pela Heineken para o mundo. Com três anos no negócio, foi reconhecido internacionalmente em um evento em Amsterdam. Já em 1873 a fama da Heineken chegou ao sul da França e logo em 1885 tornou-se uma das maiores importadoras para o território francês.
Em 1874 e 1875 ele alcançou a América do Sul, importando para o nosso Brasilzão começando pelo Rio de Janeiro, Santos e Rio Grande do Sul. E ele não parou na sua incansável busca de fazer o nome da Heineken, mercados como África do Sul e China também foram explorados naquele tempo.
- Outro fato super interessante é o tempo de companhia, em 2024 a marca completou 150 anos de história, então, já dá para ter uma noção de quanto a Heineken representou e representa no mercado cervejeiro, não é? Se você é fã do universo de cervejaria você não pode deixar de conferir o Heineken collection Foudandation, por lá você poderá conferir um mundo de histórias que ocorreram no passar dos anos da companhia.
- Quer conhecer mais a fundo a marca? Você também poderá maratonar a série “Green Giants”, feita com 5 gerações de CEO’s da Heineken.
- Revistas e relatórios de diferentes épocas para você explorar?! Tem também. Achei bem incrível a documentação da companhia e da história. Em 150 anos de existência, há vários documentos para vocês acompanharem a evolução da marca através de registros reais.
Dá para perder boas horas conferindo todo o material, para quem gosta de negócios e marketing há vários recursos para se explorar. Para nós curiosos e que desejam a experiência na íntegra, toda a história é um gatilho para planejar logo a próxima trip para conhecer a Heineken Experience Museum.
A fábrica da Heineken
A fábrica mais antiga da Heineken, a primeira onde tudo começou, também será onde você poderá realizar o tour guiado, repleto de experiências conectado com a marca e a cervejaria.
A cervejaria que um dia lá operou e finalizou seus trabalhos como indústria em 1988 e atualmente representa um museu de experiências interativas multissensoriais.
Heineken Experience Museum
Sim, a heineken experience museum é bem aquela pegada de ver, ouvir e sentir tudo sobre a marca, os fatos históricos e até o processo produtivo, já que foi preservada as dependências do processo produtivo e fazem parte do tour guiado. Desde entender o processo cervejeiro, sentir a matéria prima e até cheirar os grãos e o lúpulo.
Obviamente, tudo isso é feito de uma maneira dinâmica e bem moderna com guias preparados para contar toda a história em inglês ou se você preferir há áudio tours disponíveis em Holandês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e em Português.
Confere só a experiência da Melani Demi na Fábrica em Amsterdam e me diz se não é a 1h 30 minutos mais bem gastos em uma visita cervejeira.
Eu nem vou falar do espírito empreendedor que a marca carrega, porque ela fala por si só, mas ainda há outros serviços que vocês poderão contratar com o Heineken Experience Museum.
Além dos pacotes totalmente imersivos dentro das dependências da antiga fábrica da Heineken em Amsterdam, os espaços que fazem parte da experiência no tour, também estão disponíveis para locação. Assim como a equipe da Heineken para a organização de eventos, demais né? Imagina o lançamento de um produto em um desses locais abaixo.
Como chegar no Heineken Experience Museum
Pensando em como chegar, dependerá da sua localização e dos filtros que você está disposto ou não a colocar na busca se você está partindo de outro país. Para torná-la mais barata e talvez mais longa ou até mais cara, porém mais rápida para chegar.
Nosso conselho aqui é começar a usar um mecanismo de busca como a Skyscanner ou o Omio. Nas duas plataformas de busca, você poderá preencher os campos de partida e chegada de acordo com sua necessidade e analisar quais opções melhor se enquadram para a sua necessidade.
Alguns meios de transporte como a Flixbus, Vueling e Iberia costumam ter promoções relâmpagos nos seus respectivos sites oficiais, de passagens aéreas e rodoviárias. Vale a pena checar antes de realizar a compra de passagens.
Falando na localização da Heineken em Amsterdam, ela está no coração da cidade em Stadsshoulderskade 78, 1072 AE, então, haverá vários meios de transportes disponíveis.
Para ser mais preciso e segundo o próprio canal oficial da marca, você poderá pegar os bondes das linhas 1, 7, 19 ou 24 como também pegar a linha 52 do metrô. Ambas opções param na esquina do prédio. Ou andar a pé! Nada como andar a pé por Amsterdam e ver os canais, as pessoas bonitas e o bom tempo – quando há! 😀
Dependendo da sua disponibilidade de tempo na cidade, talvez seja interessante adquirir o City Card Amsterdam. O cartão possui acesso a mais de 70 atrações turísticas na capital Holandesa e também te dará acesso a transportes públicos em geral, incluindo barcos e bicicletas que é bem comum na cidade.
O que fazer junto com o Heineken Experience Museum
O tour guiado pela Heineken Experience Museum demora em torno de 1h30 de visitação. E obviamente dá para você montar um roteiro bem a sua vibe para você fechar com chave de ouro a experiência. E o próprio museu pode te ajudar nisso.
Além da experiência tradicional, a Heineken experience museum conta com algumas parcerias e experiências extras para você aproveitar o dia e Amsterdam em grande estilo.
Uma dessas experiências bem populares entre os turistas é o pacote que inclui a visitação na fábrica, seguido pelo passeio de barco em algumas épocas até se estendem ao Adam Lookout, como foi o roteiro selecionado pelo ViTu na viagem.
Eu super me vi, nesse balanço com essa vista maravilhosa!
Atualmente no próprio site oficial da marca, você poderá adquirir as seguintes experiências:
- Heineken tour
- Heineken tour+Rooftop
- Vip Tour;
- Live Your Music
- The Perfect Match
- The rock the city (passeio listado no vídeo, com exceção do Adam Lookout, e que por sinal não está disponível no inverno);
Para algo mais personalizado, também há algumas opções interessantes de pacotes com o heineken experience museum no tíqets para você conferir.
Se você está indo pela primeira vez a Amsterdam, então talvez você vá querer checar essas experiências pela cidade:
- Anne Frank House
- Van gogh Museum
- Rijksmuseum
- Vondelpark
- The Jordaan
- Our Lord in the Attic museum ons
- Central Station
- Verzetsmuseum Amsterdam
- Red Light District Amsterdam
- Tour privado em Amsterdam com guia em Português
Onde ficar em Amsterdam
Essa parte vai depender muito do seu “Mood” e do seu “Budget”, mas temos algumas opções aqui interessantes para você pesquisar e analisar se atende a sua necessidade.
Primeiro podemos começar com esse mapa da booking.com que mostra diversas ofertas na região de possíveis opções de onde ficar em Amsterdam.
Para os aventureiros que querem mergulhar na cultura holandesa e se aventuram em opções não tradicionais, você poderá checar aqui opções de barco como hospedagem na cidade.
Por aqui nós buscamos algumas promoções para compartilhar com vocês e tratando-se de onde ficar em Amsterdam na Holanda, você pode checar as seguintes promoções nestas cadeias hoteleiras e analisar qual a melhor opção para você, confere só:
Woww depois de tanta informação, aposto que você já tem alguns passeios em mente e já colocou algumas outras cervejarias além da Heineken Experience museum na sua lista de destinos, não é?! Depois conta para a gente o que achou e quais dessas experiências você escolheu. 😉