Logo Blog de Viagem e Imigração - Bons Ventos me Levam

Comidas Espanholas: Um Tour Gastronômico pelas Regiões da Espanha

Descubra os principais pratos e comidas espanholas típicas de algumas das regiões turísticas da Espanha e ainda dicas extras de como fazer e ou onde experimentar essas delícias!

Que esse já é o terceiro post sobre a Espanha acredito que vocês já sacaram que estamos apaixonados pelo destino. Mas, meus queridos, esse aqui é especial: prepare-se para salivar e desejar estar em terras espanholas!

Talvez você queira se arriscar na cozinha como um verdadeiro mestre-cuca ou correr para um aplicativo de delivery em busca de um restaurante especializado em comidas espanholas. Afinal, as delícias que vamos apresentar são irresistíveis!

E aí, bora descobrir as comidas espanholas mais populares? 

Já separa o bloco de notas para anotar dicas, descontos e garantir as melhores informações para a sua próxima viagem à Espanha. Ou quem sabe, provar um desses pratos no seu restaurante espanhol favorito?

Comidas na Espanha 

Por que você deveria considerar as comidas espanholas como um tour gastronômico?

Ir à Espanha e não provar a gastronomia local significa que você está turistando errado e perdendo uma das melhores partes da cultura espanhola.

Comida não é tudo igual, meu caro.

Eu sei que, às vezes, nossa conta bancária opera no vermelho e o melhor amigo do turista acaba sendo o “fast food” ou as comidas de rua mais baratas. Mas, com um bom planejamento, dá para experimentar pratos espanhóis incríveis sem gastar rios de dinheiro.

Para te ajudar, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre a gastronomia espanhola, para que você entenda um pouco mais sobre os sabores do país e consiga montar um roteiro gastronômico de babar. Bora lá?

Sabia que, em 2019, a Espanha foi considerada “o país mais saudável do mundo”?

O título foi concedido pelo Bloomberg Healthiest Country Index e faz total sentido quando se conhece melhor a culinária espanhola. Na sua pesquisa, você vai descobrir sobre a influência da dieta mediterrânea, um dos segredos para esse reconhecimento.

Basicamente, estamos falando de um país que aposta em ingredientes frescos e nutritivos, com pratos recheados de legumes, verduras, frutas e frutos do mar, especialmente peixes. O azeite de oliva é um ingrediente indispensável e, por sinal, a Espanha é um dos maiores produtores do mundo. Além disso, muitos dos insumos usados na gastronomia local vêm diretamente do próprio país, o que rendeu à Espanha o apelido de “A horta da Europa“. Ou seja, sinônimo de comida fresca! 😋

Pensando ainda sobre os alimentos e comidas tradicionais na Espanha, há aquelas populares que alguns de nós até arrumam um espaço na mala para se possível, levar para a casa de “tão bão” que é. E para não dizer que escondemos informações, já anota para checar depois: 

  • Azeite de oliva: A Espanha é o maior produtor mundial.
  • Presunto Ibérico: Exclusivo da Espanha, pode ser encontrado em quatro variações: Guijuelo, Dehesa de Extremadura, Los Pedroches e Jamón de Huelva.
  • Vinhos: A Espanha está entre os maiores exportadores de vinho do mundo, e algumas das safras mais famosas vêm da região de La Rioja.
Presunto ibérico_comidas espanholas_ BVML

Tem mais?! Sempre tem. O legal aqui é mergulhar na cultura e descobrir um pouquinho de cada canto que se conhece. E nisso, contamos com a sua curiosidade para desbravar algumas áreas e voltar aqui para contar pra gente, fechado?

Enquanto isso, há mais curiosidades imperdíveis da gastronomia espanhola que precisamos fofocar. Um post dedicado apenas às comidas espanholas por aqui nunca foi tão necessário! Tem fifi demais para contar, e daqueles de lamber os beiços.

Continuando…

Tapas, meus queridos. Não deixem passar! Se puder, experimente. São uma espécie de aperitivos servidos acompanhados de bebidas. No nosso bom linguajar mineirês, pede lá o seu “tira-gosto” e vai ser feliz. E aproveitem, viu? Para quem gosta de ‘boteco’ (vulgo bares), dizem que a Espanha é daqueles lugares que tem mais bar/restaurante do que gente. 😂

Saindo das brincadeiras, a real é que foi feito um estudo e, aparentemente, para uma média de 175 pessoas na Espanha, existe um bar e/ou restaurante. Isso, para nós, é sinônimo de variedade! E claro, onde tem bebida, tem comida – mas não só isso.

Se você é daqueles curiosos natos e gosta de comer, Madrid é a casa de um dos restaurantes mais antigos do mundo, aberto em 1725: o Sobrino de Botín Restaurant. Experimentar receitas tradicionais e centenárias é uma possibilidade, hein?

Para quem vai rodar e fazer algumas refeições em restaurantes espanhóis, espere por algumas gratas surpresas. Há uma média de 248 restaurantes premiados com as famosas estrelas Michelin em território espanhol. Em 2024, inclusive, o Restaurante Disfrutar, em Barcelona, conquistou o #1 lugar na competição dos 50 melhores restaurantes do mundo, promovida por S. Pellegrino & Acqua Panna.

Queremos pensar na média do custo de uma mera entrada neste restaurante? Não. Mas sonhar não paga pedágio, não é?!

Pensando em premiações na área da gastronomia, os profissionais espanhóis “tiram de letra”. Chefs renomados e até sommeliers? Tem também. Dabiz Muñoz e Josep Roca são nomes bem populares na gastronomia espanhola e carregam premiações entre os melhores do mundo em suas respectivas áreas.

Depois dessa introdução nada básica, descobrimos que há lugares bem renomados e interessantes, junto a uma bela experiência gastronômica possível de se viver na Espanha.

Agora, resta-nos descobrir: afinal, o que comer e onde comer na Espanha?

O que experimentar?

Tapas, Paellas, Gazpacho, Calçotadas, Cocido Madrileño, Migas Extremeñas, Ensaimadas… Essa lista poderia se estender por quilômetros se começássemos a incluir todos os pratos populares da Espanha.

Tapas_comidas espanholas_ BVML

Mas talvez essa não seja a melhor abordagem para quem está apenas de passagem e deseja ter boas experiências gastronômicas. Afinal, não dá para experimentar tudo em um curto espaço de tempo, não é?!

Pelo amor de Deus, não vá tentar a sorte e sair comendo feito doido em nome da experiência! Não aconselhamos essa LOUCURA, ok?! O máximo que você vai conseguir é terminar a viagem com dor de estômago e um “after” no hospital.

Vamos ser práticos e otimizar sua experiência gastronômica?

Para escolher e incluir algumas das comidas espanholas na sua lista de “o que provar na Espanha”, é preciso ter em mente o seguinte:

As comidas espanholas são diretamente influenciadas pela região onde são preparadas.

Isso é novidade? Não, mas não custa lembrar.

Assim como temos uma diversidade culinária enorme no nosso “Brasilzão”, com pratos típicos de cada região, na Espanha (e em qualquer outro país) a lógica é a mesma.

No Brasil, temos a culinária mineira com iguarias como o feijão tropeiro e o pão de queijo, que são inconfundíveis e de comer rezando. Temos as comidas baianas, como o acarajé, impossível de dissociar da Bahia. E por aí vai…

Contudo, sempre há aqueles pratos que são unanimidade e representam a cultura gastronômica de todo o país. Na Espanha, não é diferente. Há pratos regionais e outros que são a verdadeira cara do país. Os amantes de Paella – seja da autêntica Paella Valenciana ou de outras variações espanholas – que o digam!

Pensando nisso, vamos te contar um pouco mais sobre as comidas típicas em algumas das regiões mais populares da Espanha para o turismo. Assim, você pode conhecer e até montar um roteiro gastronômico daqueles de lamber os beiços, do jeitinho que preferir! Confere só:

Comidas espanholas: Região da Catalunha

A região da Catalunha é extremamente popular entre turistas e residentes. Dividida em quatro províncias (Barcelona, Girona, Lleida e Tarragona), a gastronomia catalã carrega fortes influências da cozinha mediterrânea, além de traços da culinária grega, romana, italiana e francesa.

Digamos que é uma mistura que absorveu o melhor de outras culturas. No entanto, todos os pratos são preparados com ingredientes típicos do Mediterrâneo, sempre frescos e cheios de sabor.

Se a dúvida é sobre o que comer, pode esperar por muita variedade!

A cozinha catalã reúne diferentes tradições gastronômicas em uma só, variando conforme a localização. Você pode experimentar os famosos pratos de frutos do mar na Costa Brava, uma fusão de “comida do mar com montanhas” em Ampurdán, uma cozinha montanhesa no Pirineu de Lleida, a culinária singular dos vales de Arán e da Cerdanya, no Pirineu de Girona, e outra litorânea em Tarragona.

E dale variações! Cada cidade ou vilarejo da região é uma nova descoberta, com receitas que se multiplicam junto às infinitas possibilidades gastronômicas.

Agora, falar da culinária catalã sem mencionar Barcelona é impossível! Afinal, além de ser a capital da Catalunha, a cidade também é considerada a grande vitrine das receitas e sabores de toda a região.

Catalunha_comidas espanholas_ BVML

Nem precisamos falar, que o que não faltam são possibilidades para experimentar na região, não é? Confere só algumas delas:

  • Amanida Catalana
  • Arròs de guatlla e butifarra
  • Arròs negro de Empordà
  • Calçotada
  • Coca de escalivada
  • Creme catalão
  • Escalivada
  • Escudella i carn d’olla
  • Favoritos à Catalana
  • Fricandó e Moixernons
  • Mandongills com sépia
  • Pa amb tomaquet
  • Pá de Sant Jordi
  • Painéis de pinhão
  • Pollastre com escamarlans
  • Salsa Allioli
  • Tortel de Reis

Se está com pouco tempo para explorar a gastronomia catalã, talvez uma visita ao famoso mercado La Boqueria seja a melhor opção para experimentar mil e uma delícias típicas da região.

É o “rolê” mais barato da viagem? Alguns dizem que não, mas tudo depende do que você pretende provar.

Confere só a experiência da Grazi e me diz se não dá vontade de estourar o cartão de crédito.

@grazieats

minha opinião sincera do rolê 😂🇪🇸 | La Boqueria & Sant Josep – Barcelona #foodreview #reviewdecomida #tudooqueeucomo #comidaespañola #barcelona #laboqueriamarket

♬ som original – Grazi Eats

Para completar o seu roteiro gastronômico pela Catalunha, confira alguns passeios imperdíveis na região:

Experiências Gastronômicas na Catalunha

Comidas espanholas: Região das Astúrias

Imagine um paraíso natural, ok? Agora,  foque no que isso pode significar no quesito, comer e beber. Pronto! Essa deveria ser a ideia que você precisa ter sobre o  principado de Asturias, um lugar que oferece não só um estilo de comida e sim diversidade. 

Por lá, encontrará fortes influências das receitas culinárias, ligado ao mar, a horta, rios e montanhas. Porém, há aqueles pratos e comidas típicas que são definitivamente a marca registrada dos Asturianos, como: 

  • A famosa “Fabada” feita com feijão branco.
  •  Os queijos das Astúrias que até ganhou o título de umas das regiões que mais possuem variedades de queijos em toda a Europa.
  • As sidras que é quase patrimônio tombado da cultura Asturiana. 
Fora isso, há os festivais que passam dos 90 anualmente. A região possui uma agenda cultural bem agitada e parte delas está diretamente conectada à gastronomia local. Nós por aqui amamos a vibe de festival, seja de música, comida ou aqueles tudo junto e misturado. 

Definitivamente é a oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais sobre a cultura de um determinado lugar, ou simplesmente aproveitar um dia de puro entretenimento. 

E entretenimento nas Astúrias, não falta não viu? Principalmente no quesito festivais, no final do verão europeu, em Agosto, mais precisamente a região de Gijón celebra o festival da Sidras Natural

Sidras_comidas espanholas_ BVML
Nem precisamos dizer que a sidra é o carro-chefe do festival, não é?! Assim como esse, há muitos outros eventos para todos os gostos e públicos. Para conferir as opções, basta acessar o site de turismo das Astúrias e fazer a sua escolha.

Saindo dos festivais, mas ainda falando de entretenimento nas Asturias, confere a experiência da @merytrendy em uma festa típica da região em homenagem as Sidras. Nada mais nada menos do que um tour gastronômico por 35 sidrerias em Gijón. Demais, não é?!

@merytrendy

GIJÓN DE SIDRA: Anoche, @victormenendez79 y una servidora nos acercamos hasta los Jardines de la Reina, pañuelo verde en mano, y nos subimos por vez primer al #Sidrobus para tomarnos unos buenos #culines en el #BarrioDeLaSidra con motivo de la decimoquinta edición de GijónDeSidra; una #FiestaHomenajeALaSidra en la que este año participan un total de 17 #llagares y 35 sidrerías. Nosotros escanciamos nuestro #PrimerCulín en la #SidreríaElSauco para continuar gozando con otra #BotellaDeSidra en Baleares45Sidrería. Nuestro tercer lugar de encuentro con otros #influencers y #CreadoresDeContenido fue ElNuevoLlabiegu. Finalmente, la última #sidrería en la que catamos la #sidra acogida de otro llagar, por supuesto también con su correspondiente cazuelita como acompañamiento, fue ParrillaAntonioGijón. Pues ya lo sabéis, chicas: si sois #AficionadasALaSidra y os hace un culín, ¡ya tenéis plan para este finde y/o para el que viene!, porque aún tenéis hasta el día 20 de este mes para #degustar #LasMejoresSidras de la región acompañadas de deliciosas #tapas y #cazuelas en cada uno de los establecimientos adheridos de esta #GranIniciativa organizada por FeniciaMarketing. Recordad que, para no tener que preocuparos por el coche, vosotras también podéis hacer la #RutaSobreRuedas y subiros a este #AutobúsEspecial que cada finde (viernes y sábados), desde las ocho de la tarde hasta las doce de la noche, lleva a todos los pasajeros a disfrutar de un #RecorridoGastronómico por los barrios de los EstablecimientosParticipantes. Y vosotras, como buenas asturianas, ¿sois de las que vivís intensamente #ElMundoDELaSidra? ¿También lleváis por bandera la #CulturaChigrera? ¡Contadme! … #ApasionadosDelMundoDeLaSidra #LasMejoresSidrasDeAsturias #merytrendy

♬ Vacation – Freddy Kalas

Por aqui, vamos logo te mostrar alguns pratos bem típicos da região, quem sabe para você experimentar na sua próxima trip. Confere só:

Para completar o seu roteiro gastronômico pela região das Astúrias, confira alguns passeios disponíveis na região:

Experiências Gastronômicas nas Astúrias

Comidas espanholas: Região das Ilhas Baleares

Eu diria que as Ilhas Baleares são o destino do “fervo” entre os turistas. Elas são praticamente sinônimo de lugares paradisíacos na Espanha e um destino quase certo para quem busca aproveitar o verão europeu.

Essas belezuras incluem as famosas ilhas de Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera.

O mais interessante é que, quando o assunto são as delícias gastronômicas, esses locais oferecem pratos com fortes influências de outras culturas. Isso porque, no passado, as ilhas foram povoadas por diversas civilizações, como os gregos, fenícios, romanos, árabes, franceses e ingleses.

Portanto, não há motivo para receio quanto à falta de opções variadas que atendam ao seu paladar — elas estão por toda parte. Ainda assim, existem alimentos típicos que são bem comuns nas ilhas, como o porco, a lagosta e os peixes, que são deliciosos e abundantes na região.

São ilhas, meus caros, e não é surpresa que a famosa culinária “seafood” tenha um destaque especial por lá.

comidas espanholas_ BVML

Porém não precisa ficar “ borocoxô” quem não é fã de frutos do mar, porque nas ilhas baleares tem outros pratos bem famosos e saborosos. Confere só algumas opções:

Para completar o seu roteiro gastronômico pela região das ilhas Baleares, confira alguns passeios disponíveis na região:

Experiências Gastronômicas nas Ilhas Baleares

Comidas espanholas: Região das Ilhas Canárias

Agraciadas pelo sol o ano todo, as Ilhas Canárias, ou melhor, as “Ilhas Sortudas”, fazem fronteira apenas com o sol e o mar, e têm uma culinária que tem como carro-chefe a simplicidade.

Não há muitos segredos, mas isso não impede que atraia os curiosos com apetite. Por lá, é comum ouvir falar dos famosos “gófios”, um grão típico de trigo ou milho, torrado e que compõe diversas receitas na região. Os “mojos” também são bem populares em pratos como o Mojo Picón e o Mojo Verde.

Quem não ama um molho para acompanhar a comida e dar aquele tchan a mais, que atire a primeira pedra. 😂

Agora, uma informação interessante: não podemos confundir simplicidade com falta de qualidade ou uma gastronomia fraca, certo? A região é conhecida por alguns como a “Ilha Michelin”. Com esse apelido nada modesto, já dá para ter uma ideia dos tipos de restaurantes que você encontra por lá, né?

A região conta com pelo menos cinco restaurantes com estrelas Michelin, sempre figurando entre os mais premiados da organização.

E para quem ficou curioso, que tal conferir alguns pratos bem típicos das Ilhas Canárias? Veja só algumas opções:

  • Quesadillas de El Hierro
  • Canarian bienmesabe
  • Rapadura de La Palma
  • Truchas
  • Almendrados
  • papas arrugadas com mojo
  • coelho em salmorejo
  • Tollos
  • Sancocho
  • Lapa na chapa
Se, ainda assim, a culinária local não "brilhou seus olhos", mas sua viagem para as Ilhas Canárias já está garantida, então nossa dica é esse post bonitão do site oficial de turismo das Ilhas Canárias. O post funciona quase como um roteiro, com algumas dicas gastronômicas de restaurantes e estabelecimentos que oferecem cozinhas típicas europeias por lá.

Enquanto monta o roteiro perfeito para a sua viagem, aproveite para conferir algumas experiências gastronômicas incríveis nas Ilhas Canárias:

Experiências Gastronômicas nas Ilhas Canárias

Comidas espanholas: Região da Galícia

Pensou em turismo na Galícia? Então já pode dar asas à sua imaginação e pensar no que comer, ok? E é bem isso mesmo. A região da Galícia tem como um de seus grandes destaques turísticos a gastronomia.

Por isso, pode esperar muitos festivais gastronômicos — pelo menos uns 300 festivais, é garantido — além de uma cozinha galega bem tradicional.

A culinária da Galícia tem forte influência marítima, já que são mais de 1200 km de litoral com portos e zonas pesqueiras. Mas também há muitas receitas que nada têm a ver com “seafood”, e sim com pratos preparados com alimentos cultivados em terra firme, como legumes, frutas e as famosas carnes típicas da pecuária local.

Confira só algumas comidas espanholas bem típicas da região da Galícia:

  • Caldo galego
  • Solomillo
  • Cozido Galego
  • Cabrito assado
  • Queijos ( Tetilla, Ulloa, San Simón, O Cebreiro)
  • Lacón con Grelos
  • Androlla ou Botelo
  • Vinhos galegos
  • Orujo, aguardente galego
  • Licor de café
  • Licor de cereja
  • Licor de Ervas
  • Empanadas
  • Pulpo à feira
  • Vieiras recheadas
  • Almejas a la Marinera
  • Bacalhau com Couve-flor
  • Torta de Santiago
  • Filloas

É variedade demais para experimentar e para complementar as possibilidades na sua próxima viagem para lá, que tal checar algumas experiências gastronômicas disponíveis na região? Confere só:

Experiências Gastronômicas na Galícia

 As possibilidades culinárias no território espanhol se estendem por diversas regiões e são superinteressantes. Nossa dica, caso a região da sua próxima viagem pela Espanha não esteja incluída neste pequeno guia de comidas espanholas, é:

Procure no site oficial de turismo da Espanha ou no site da região em questão para conferir as principais dicas e informações sobre a gastronomia local.

Para quem quer se aventurar na cozinha espanhola, aqui vão algumas receitas de comidas típicas.

Por aqui, ainda vamos te contar sobre alguns pratos imperdíveis para qualquer um que queira experimentar as comidas espanholas mais populares em todo o território. Bora descobrir?

4 comidas espanholas populares

Paella

Paella_comidas espanholas_ BVML

Falar de comidas espanholas e não mencionar a famosa paella é quase um crime. O prato é bem típico em todo o território espanhol, mas a paella valenciana é a mais autêntica e conta com alguns ingredientes tradicionais, como: arroz, frango, coelho, legumes, caracóis, tomate e açafrão.

Tortilla, omelete de batata

Tortilla_comidas espanholas_ BVML

Um prato simples e popular, criado em meados de 1798 em Badajoz, com um único objetivo: acabar com a fome da época.

Nos tempos atuais, temos as “tortillas de patatas” para matar a fome não por falta de opção, mas por escolha, já que o prato é delicioso e de lamber os dedos.

Basicamente, trata-se de um prato típico feito com ovos e batatas, que podem ou não incluir cebolas.

P.S.: É bem comum encontrar esse prato disponível em bares na Espanha.

Gazpacho

Gazpacho_comidas espanholas_ BVML

Uma sopa servida fria e bem popular, principalmente nas regiões da Extremadura, Andaluzia e Castilla-La Mancha. É um prato típico da dieta mediterrânea, que pode ser feito com tomate, pimentão, alho, entre outros ingredientes.

Churros

churros_comida espanholas_ BVML

Não podíamos deixar de fora pelo menos uma sobremesa, e neste caso, a escolhida foi o famoso churros com chocolate. Normalmente, é uma opção típica para o café da manhã, acompanhada de uma xícara de chocolate quente.

Hummm, delícia! 😋

Depois de tantas comidas espanholas de dar água na boca, bateu aquela “fominha” por aqui. Eu até toparia umas empanadas com churros de sobremesa. E vocês, quais foram as suas opções prediletas?

😉

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

As melhores soluções para viajar!

➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.

➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!

➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️

“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 contato@bonsventosmelevam.com

Compartilhe este conteúdo!

Leia mais conteúdos!