Chegamos a um dos conteúdos que mais gostamos de falar por aqui: bebidas. Sejam elas alcoólicas ou não.
Se você ainda não leu nenhum texto dessa categoria, preciso dizer: você está perdendo muito conteúdo bom, meu caro! Já falamos sobre whisky, vinhos, saquê, cerveja, kombucha, café, conhaque e, agora, não menos importante, entramos no universo do queridinho mundo afora: o vinho francês.
A ideia aqui é te mostrar que, apesar de ser “apenas” uma bebida, existe toda uma história por trás dele. Hoje, além de ser apreciado em taças por aí, o vinho também faz parte do turismo francês. E garantimos: dá para criar uma rota incrível na França para explorar o enoturismo e outras curiosidades da região.
Então, bora descobrir quais são as cidades da França que fazem parte das rotas de vinho mais famosas do país? 🍷
Conteúdo nesta publicação
Regiões da França produtora de Vinhos
Se você viajar para a França e encontrar alguma região que não produz vinho ou que não tenha excelentes opções de vinhos franceses para servir, volta aqui e conta pra gente?
Parece brincadeira, mas não é!
A França é o segundo maior produtor de vinho do mundo, com uma produção aproximada de 45,6 milhões de hectolitros por ano, ficando atrás apenas da Itália, que detém o título de número 1, com cerca de 49,8 milhões de hectolitros.
Mas não estamos falando de qualquer vinho. Os franceses são famosos pelo sabor e pela categoria de seus rótulos, e alguns tipos carregam o selo da exclusividade. É o caso do Champagne e do Cognac, bebidas únicas que só podem ser produzidas em território francês.
Enquanto no Brasil, em outros tempos, o ouro foi encontrado no solo, na França, o verdadeiro tesouro é o terroir – nome dado às características do solo que fazem toda a diferença na produção dos vinhos. A qualidade e a diversidade das uvas francesas são impressionantes, mas algumas das mais populares (e responsáveis pela fama dos vinhos do país) são: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

Por falar na fama dos vinhos franceses, vocês sabem que estamos falando de uma tradição que vem de longa data, certo?!
Essa história começou antes mesmo da chegada dos romanos à região, mas foram eles que deram um empurrãozinho na construção da reputação dos vinhos franceses. Afinal, foram os romanos que iniciaram o cultivo de vinhas nas áreas vinícolas da França. E o melhor: eles começaram, mas as gerações seguintes aprimoraram e expandiram tanto a produção quanto a variedade de vinhos que conhecemos hoje.
Para nós, turistas, o que não falta é mais do que uma loja cheia de bons rótulos franceses ou alguns hectares de vinhedos para explorar. Graças ao enoturismo, dá para mergulhar de cabeça nesse universo e conhecer de perto onde toda essa tradição acontece.
Confere só as regiões da França que são famosas tanto pelos seus vinhos quanto pelas incríveis rotas vinícolas:

Fala sério! Depois desse mapa bonitão do site Wine Folly, o que não falta é opção de enoturismo para você explorar, né?!
E já que estamos nessa vibe de vinhos e turismo, olha só esse Reels da @uneboucheeday mostrando a experiência dela em uma vinícola na Alsácia… Dá vontade, não dá?! 😍
Por hoje, vamos te contar em detalhes sobre duas regiões francesas que ganharam nossos corações (e nosso paladar!). Mas não é só isso: elas são o tititi entre quem busca percorrer as famosas rotas de vinho da França.
E aí, bora descobrir quais são?! 🍇🇫🇷
Cidades da França em Alsácia
Voltei com a Alsácia de novo por aqui! 😏 Quem já leu o post sobre as cidades da França mais desejadas vai entender a referência. E, inclusive, se você ainda não leu e está planejando sua viagem para a França, corre lá, porque aquele post está o ouro!
Mas voltando… precisava falar sobre as cidades da Alsácia, porque essa região tem muito a oferecer quando o assunto é rota de vinhos. A Alsácia está localizada no nordeste da França e faz fronteira com a Alemanha. Uma verdadeira mistura de culturas e, claro, vinhos incríveis!
Se você ainda não conhece, anota aí no seu bloco de notas:
Experimentar:
- Vinhos brancos: Chasselas, Gewurztraminer, Muscat, Pinot Blanc, Pinot Gris, Riesling, Sylvaner
- Vinho tinto e Rosé: Pinot Noir
Curiosidade sobre vinhos na Alsácia: O barril de vinho mais antigo do mundo foi produzido lá! Um vinho branco datado de 1472, armazenado na adega histórica do Hospício de Estrasburgo. E, sim, esse vinho ainda pode ser degustado, mas é uma ocasião especial, visto que foi provado apenas três vezes em cinco séculos!
As rotas de vinho da Alsácia como turismo começaram em 1953, com cerca de 170 km de colinas e vinhedos para explorar, indo de Marlenheim a Thann.
Entre cidades e vilarejos, você vai encontrar mais de 100 opções para visitar os mais de 700 produtores de vinhos ou, no mínimo, para experimentar os vinhos que esses produtores oferecem.
Confere as principais opções de cidades e vilarejos dentro da rota dos vinhos da Alsácia:

É claro que sabemos que, com tanto vinho, vocês podem acabar ficando embriagados, mas não se preocupem, porque a rota de vinhos da Alsácia tem diferentes opções para o turista experimentar, sem correr o risco de exagerar.
E, meus queridos, estamos falando da Alsácia, uma região que tem o maciço dos Vosges bonitão, perfeito para quem adora passeios imersos na natureza. Para quem não perde uma estreia de filmes de princesas da Disney e está indo com o mozão, Estrasburgo, a capital da Alsácia, e Colmar, conhecida como a pequena Veneza da França, vão fazer você se sentir como se tivesse sido transportado para um conto de fadas. E ainda tem castelos pela região para explorar e visitar! 🏰
- Comidas Espanholas: Um Tour Gastronômico pelas Regiões da Espanha
- Cidades da França: Conheça as rotas de vinhos mais famosas da França
- Checklist do viajante: Descubra como e onde tirar passaporte
- O que Levar para Acampar? Confira os 10 Itens essenciais para a sua aventura.
- As 7 Maravilhas do Mundo: Os monumentos mais fascinantes do planeta
Sempre há algo mais a fazer por lá, e tudo depende do seu “mood”. Se curte algo mais tranquilo, passeios de bicicleta ou piqueniques são super comuns entre os turistas. Mas, se você é do tipo que adora movimento, dá uma olhada no calendário da Alsácia para conferir as datas dos festivais de vinhos, que são super famosos e animados.
Aposto que, depois de todas essas informações, pelo menos a curiosidade sobre a Alsácia já foi despertada, né?! 😏 Então, para completar o roteiro de viagem percorrendo a rota dos vinhos da Alsácia, vale a pena checar algumas cidades e vilarejos imperdíveis, como:
Colmar
Colmar é daquelas cidades encantadoras, com uma vibe interiorana e romântica por natureza. Por aqui, ela foi uma das nossas escolhas no último post sobre a França, e com certeza você deveria dar uma olhadinha lá.

Eguisheim
Considerada uma das belas aldeias da França, com direito até a premiação, temos Eguisheim. Uma vila medieval localizada a cerca de 7 km de Colmar, que, no período de final de ano, se torna um dos destinos mais procurados por turistas, graças aos mercados de Natal com aquela magia digna de filme natalino. 🎄✨
É uma parada super interessante para quem está percorrendo a rota dos vinhos na Alsácia, já que, além dos bons vinhos, Eguisheim é lar de uma das primeiras cooperativas de vinhos da região: a Wolfsberger. Criada em 1902 por viticultores locais, essa cooperativa já tem mais de 100 anos de história, produzindo uma variedade de vinhos que são distribuídos por 5 continentes. 🌍
Para os curiosos, dá uma olhadinha nesse reels da Wolfsberger, compartilhado na conta oficial da marca, sobre a rota dos vinhos da Alsácia. Vai dar uma vontade de visitar, né?!
RiqueWihr
Situada bem no coração dos vinhedos da Alsácia, entre os picos dos Vosges e a planície da Alsácia, Riquewihr é uma cidade classificada como uma das mais bonitas aldeias da França. Além disso, é destaque pela qualidade dos seus vinhos, mundialmente famosos.

Kaysersberg

Aos pés das montanhas dos Vosges, um vilarejo de estilo medieval com aproximadamente 24 km de extensão é um dos pontos de parada da Rota dos Vinhos da Alsácia.
Por lá, você vai encontrar construções de estilo enxaimel, coloridas e floridas, além do rio Weiss, que corta Kaysersberg, e um castelo medieval para você explorar. É o destino perfeito para quem ama uma boa caminhada ou passeio de bicicleta, enquanto conhece as vinhas e a região.
Obernai
Obernai é a cidade que fica bem no meio do caminho para quem busca admirar a beleza dos Vosges, explorar a Rota dos Vinhos da Alsácia ou desbravar a parte plana da região. Uma verdadeira versão condensada de toda a Alsácia, a apenas 25 km a sudoeste de Estrasburgo.
Se você está planejando chegar até as cidades da frança na Alsácia, descobrir experiências imperdíveis ou até economizar uns bons euros na sua viagem, dá uma olhada nas nossas sugestões na lista Let’s Travel:
- Free tour dos mistérios e lendas de Estrasburgo;
- Free tour por Colmar;
- Visita às vinícolas Sylvie Fahrer et Fils;
- Excursão a Hunawihr e Riquewihr + Degustação de vinhos;
- Tour por Eguisheim e Turckheim + Degustação de vinhos;
- Tour completo pela Alsácia;
- Ingresso do castelo de Haut-Koenigsbourg;
- Ingresso do Choco Story Colmar;
- Ingresso do Museu dos Vinhos da Alsácia;
- Tour completo pela Alsácia com audioguia;
- Estrasburgo: passe de 7 dias para a cidade;
- Vœgtlinshoffen: Prova de vinhos da Alsácia;
- Estrasburgo: Aluguer de bicicletas por 1 dia;
- Alsácia: Prova de vinhos e visita guiada à adega;
- Estrasburgo: excursão a pé guiada pelos bairros históricos;
- Estrasburgo: Tour guiado de bicicleta com um guia local;
- Colmar: excursão a pé pelos destaques e degustação de vinhos;
- De Estrasburgo: excursão de meio dia pelos vilarejos da Alsácia;
- Estrasburgo: excursão gourmet a pé de 2 horas;
- Estrasburgo: Excursão a pé pela culinária tradicional com degustações;
- Excursão de meio dia aos vinhos da Alsácia a partir de Estrasburgo;
- De Estrasburgo: Viagem de 1 dia a aldeias medievais e provas de vinho;
- De Colmar: Excursão de um dia às 4 maravilhas da Alsácia;
- Tour de vinhos da Alsácia e aldeias medievais tour em pequenos grupos;
Cidades da França em Borgonha
A região da Borgonha, que um dia foi construída por Celtas, Romanos, Cistercienses e pelos famosos Duques da Borgonha, hoje é uma das regiões mais intrigantes da França.

Sabe aquela região com um ar interiorano que transmite paz, sossego e muita comida boa?
Então, é exatamente isso que você encontrará na Borgonha, um destino capaz de despertar em você o desejo de trocar a agitação da capital por uma região mais tranquila, com passeios de bicicleta, barcos e trilhas em paisagens deslumbrantes, cercadas pela natureza e uma fauna e flora diversificadas que vão embelezar suas fotos e vídeos.
A Borgonha é o lugar perfeito para desacelerar, descansar e renovar as energias. Claro que não dá para comparar a grandeza de Paris com a tranquilidade da Borgonha, mas cada uma dessas regiões tem seu próprio charme e oferece experiências únicas ao turista.
E aqui vai uma curiosidade que só aumenta o charme da região: o famoso Canal da Borgonha, com mais de 250 km de extensão, conecta o norte da Europa ao Mar Mediterrâneo, passando por centenas de pequenas aldeias. Dá até para contratar um passeio em barco pelo canal, saboreando a culinária local e, claro, visitando algumas das vinícolas ao longo do caminho. Afinal, estamos falando de uma das melhores rotas de vinhos da França!
Confere esse reels da JustinplusLauren e me diz se não dá vontade de montar um roteiro similar, com tudo o que você tem direito!
E por falar em rotas de vinhos, a Borgonha tem um lugar garantido entre as melhores, com sua nomeação na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Essa thread é só o começo de uma lista recheada de sugestões para os turistas que querem explorar a Borgonha e suas rotas de vinhos. Dá uma olhada nesse mapa e me diz: não são muitas cidades e vilarejos para montar um roteiro de lamber os beiços?

Pensando nas rotas de vinhos da Borgonha, nada é por acaso quando falamos de turismo e reconhecimento mundial. Se houve alguma premiação ou destaque histórico, com certeza vale a pena a sua curiosidade para explorar mais sobre o destino.
A região da Borgonha, além dos monumentos e uma gastronomia de lamber os dedos, chamou a atenção de autoridades por suas áreas vinícolas, com cerca de 50 km de extensão localizadas nas encostas da Côte de Nuits e da Côte de Beaune. Nessas áreas, os solos com composição argilo-calcária oferecem condições ideais para a produção de vinhos excepcionais.
Para os apreciadores de vinhos, os “terroirs” são fundamentais para entender a qualidade da uva e do vinho produzido. O reconhecimento pela Unesco se refere à identidade e capacidade dos vinhos dessas áreas específicas de terem um sabor único, associado diretamente aos vinhos da Borgonha.
Agora, para entender a complexidade dessa história, é interessante voltar no tempo. Desde a Idade Média, os Duques da Borgonha criaram um sistema de identificação dos vinhos, conhecidos como “parcelas de terra”, ligadas ao local de origem das uvas.
A partir desse sistema, surgiram 1247 “Climas” diferentes – e é importante entender que o termo “clima” no universo dos vinhos não se refere à temperatura ou estações do ano, mas a um conceito próprio dos enólogos. Esses “climas” são o produto das condições naturais e do conhecimento acumulado dos enólogos ao longo de quase dois milênios.
Os vinhos da Borgonha são famosos por sua qualidade, e esse reconhecimento é visível até hoje. Para se ter uma ideia, 7 dos 10 vinhos mais caros do mundo são produzidos na Borgonha, e 32 dos 50 vinhos mais caros também vêm de lá. A principal variedade de uvas da região é a Pinot Noir (tinto), que ocupa 34% da área vinícola, seguida pela Chardonnay (branco), com 43%. Outros tipos, como o Gamay (tinto), representam os outros 23%.
Os vinhos da Borgonha são classificados de acordo com o sistema de Denominações de Origem Controlada (AOC), com categorias que vão de denominações regionais até os prestigiados Grands Crus. Se você é fã de vinhos tintos, a região de Dijon deve ser um destino obrigatório, já que é o epicentro dos vinhos tintos e onde estão localizados muitos dos Grands Crus da Borgonha.
Se você quer se aprofundar ainda mais no universo dos vinhos da Borgonha, pode aproveitar para estudar sobre a região. A escola de vinhos da Borgonha oferece um ensino completo sobre terroirs, climas e produção de vinhos. Além disso, se você não tem muito conhecimento sobre vinhos, mas quer explorar a região, dois aplicativos podem ser seus aliados durante a viagem:
- Climavinea (pago), que oferece geolocalização entre os climas da região e uma lista com os 132 principais produtores.
- Balades en Bourgogne (gratuito), que facilita a criação de um roteiro turístico personalizado, com geolocalização e pontos turísticos da região.
E se você quiser planejar uma rota personalizada baseada nas classificações dos vinhos da Borgonha, o site Vinhos da Borgonha oferece mapas interativos para ajudá-lo nesse planejamento.
Com todas essas informações, tenho certeza de que despertamos sua curiosidade sobre a região da Borgonha, não é?! E para quem quer mergulhar ainda mais no tema, o site Vins de Bourgogne tem vários conteúdos incríveis para você se tornar praticamente um expert em vinhos da Borgonha.
Para completar, separamos três cidades da Borgonha que são imperdíveis para quem ama vinhos, cultura e turismo. Como turista, você certamente deve incluí-las no seu roteiro. Confere só…
Cité des climats et vins en Bourgogne
Somos aleatórios e escolhemos no uni duni tê as cidades vinícolas da Borgonha? A resposta é um enorme não. Pensando nos vinhos e na Borgonha, nada é aleatório. Os produtores e a comunidade local levam a sério a produção de vinhos e tudo o que cerca esse mercado, como de fato deveria ser.
A Borgonha recebeu grande destaque no mercado de vinhos em 2015, quando os “Climas” da Borgonha entraram para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas antes disso, em meados de 2010, os viticultores locais desenvolveram um projeto que todo turista apaixonado por vinhos agradece até hoje: a Cité des Climats et Vins en Bourgogne, que está exposta em 3 locações chave na Borgonha: Chablis, Beaune e Mâcon.
P.S.: As três cidades estão intimamente ligadas à história dos vinhos da Borgonha há mais de um milênio. É isso mesmo, um milênio aprimorando processos e desenvolvendo vinhos na Borgonha… É história para dar e vender! E claro, o turista pode ver de perto o que representa o trabalho de anos dos viticultores, além de poder explorar muita informação interessante da região.
Chablis
Histórias e mais histórias. Quem diria que um tipo de bebida poderia carregar tanta história e um legado cultural tão forte, não é mesmo?
Falar sobre vinhos é falar sobre cultura e sobre reviver o passado de uma região. E, no caso da Borgonha, estamos falando de milênios. Dentre as regiões vinícolas mais famosas da Borgonha, que têm histórias e um cardápio de vinhos desejados por muitos, temos Chablis.
A cidade de Chablis, cujo nome se acredita ser derivado de duas palavras celtas que significam “casa” e “perto da floresta”, está recheada de histórias antigas sobre os vinhos. Podemos falar de conversas que remontam ao período Neolítico no vale do Sereno, além do cultivo da vinha pelos monges cistercienses durante a Idade Média.
Para desvendar um pouco mais sobre a região, mergulhar nas histórias e até mesmo degustar os vinhos produzidos em Chablis, você precisará planejar um roteiro para o norte da região da Borgonha, no Departamento de Yonne, na França.
Nada tão longe, Chablis é uma região privilegiada e uma verdadeira surpresa para os visitantes, pois está próxima a Paris e Beaune, além de ser vizinha da região de Champagne.
Para despertar ainda mais a sua curiosidade sobre a região, confere só esse infográfico e me diz se Chablis não é realmente especial!

Beaune
Nada mais, nada menos do que a “capital dos vinhos da Borgonha”. E isso nem fui eu que disse, meus caros. O próprio site oficial de turismo da Borgonha nomeou a cidade com esse título. Eu não sei vocês, mas quando vejo slogans como esse, já sei que a coisa é boa.

E não tem erro, ok?!
Se você faz parte do bonde dos apaixonados por enoturismo, Beaune não pode ficar de fora da sua rota. Além de possuir outras atrações tradicionais que devem entrar no seu roteiro, como uma visita ao Hospício de Beaune, e alguns restaurantes mais caros que você vai adorar para aproveitar a culinária francesa regional, ainda há uma infinidade de experiências totalmente conectadas às vinícolas da região e à história de Beaune com o vinho.
E por falar em experiências, não podemos deixar de mencionar a Rota dos “Grand Crus” da Borgonha. Aproveita e corre lá no site de turismo oficial de Beaune para descobrir mais segredos e lugares incríveis na região.
Mâcon
A pegada interiorana que você pode esperar vem com todo o charme que a região da Borgonha promete, mas não só isso. Mâcon está situada às margens do Rio Saône, que, além de ter um histórico fascinante com os vinhos, oferece outras atrações para te entreter na região, como o Museu Ursuline, dedicado às obras literárias e políticas de Alphonse de Lamartine (1790-1869).
Porém, contudo, e entretanto, não podemos deixar de mencionar o que realmente interessa: as rotas e os vinhos… E para deixar vocês ainda mais atentos, além do espaço dedicado à história do vinho em Mâcon, nas proximidades, em Beaujolais, você também encontrará o Hameau Duboeuf, simplesmente o maior parque turístico dedicado aos vinhos na Europa.
Eu passaria um dia por lá com facilidade, explorando e vivendo as diversas experiências que eles têm para oferecer. Confere só esse reels da conta do parque e me diz se não dá vontade de fazer esse passeio.
Para chegar até as cidades da frança na Borgonha, descobrir umas tantas experiências extras ou até mesmo economizar uns bons euros no seu planejamento de viagem, confere só algumas das nossas sugestões na nossa lista Let’s Travel:
- Tour privado por Besançon;
- Ingresso da Abadia de Cluny;
- Tour do vinho da Borgonha;
- Trilha de visitantes da Cité em Mâcon;
- Trilha de visitantes da Cité em Chablis;
- Trilha para visitantes da Cité em Beaune;
- Salinas Reais Arc-et-Senans;
- Visita à adega de Veuve Ambal com prova de 1,5 horas;
- DOMAINE DE MONTMAIN : Visita – Prova – Venda
- Beaune: Prova de vinhos no Château de Pommard
- Beaune: excursão guiada à adega Maison Champy com degustação de vinhos
- Lyon: Cruzeiro pela cidade com charcutaria, queijo e vinho
- Masterclass Pinot Noir – Degustação de vinhos em Dijon 🇫🇷
- Dijon: Experiência de degustação de vinhos da Borgonha na La Cave du Palais;
- Meursault: Passeio pelos vinhedos em motocicleta com sidecar
- Escapada e degustação nos vinhedos de Chablis;
- De Beaune: Viagem de 1 dia à Borgonha com 14 provas de vinho;
- Passeio de balão de ar quente em Beaune;
Woow, depois de tanta informação sobre cidades da França e rotas de vinhos, conta pra gente: Qual cidade e/ou vilarejo entrou para a sua wishlist de viagem?
😉
*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
As melhores soluções para viajar!
➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!
➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.
➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!
➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️
“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 contato@bonsventosmelevam.com