Chegamos novamente com um destino para lá de interessante em terras holandesas.
Para quem ama arte e sendo mais específica, também é fã das obras do querido Vincent Van Gogh ou tem interesse em conhecer mais, você chegou no lugar certo.
Preparamos um super post, com curiosidades, muita informação e dicas sobre onde e como pode conhecer e apreciar de perto parte da história de um dos maiores artistas do século XX no mundo.
E aí, topa mergulhar no mundo de Vincent Van Gogh com a gente?!
Fica de olho que no decorrer do texto, prometemos conteúdos extras, dicas e promoções para te ajudar a planejar a sua próxima parada em direção às obras de artes de Van Gogh.
Conteúdo nesta publicação
Vincent Van Gogh
Você já se imaginou vendendo algum trabalho seu por 40 Milhões de Dólares?
É tantos zeros que dá até para ficar confuso, mas isso nem foi um dos maiores lances disputados por uma das obras de Van Gogh.
Segundo a coluna Adventures com Van Gogh do Portal The Art Newspaper, na década de 90, o retrato do Dr. Paul Gachet fora vendido por 83 Milhões de dólares, avaliando nos dias atuais e a montanha russa que é a inflação, esse preço facilmente poderia alcançar 180 milhões de dólares.
De longe, um dos maiores lances arrematados na Christie’s de Nova York e o responsável por esse sucesso é ninguém menos do que Vincent Van Gogh.
Mas afinal, quem é Vincent Van Gogh?!
A pergunta que não quer calar para muitos ou a indignação daqueles que amam o trabalho dele e não entendem o porquê outros nunca ouviram falar sobre.
É bem assim que acreditamos que nossos leitores estão divididos, por isso, vamos contextualizar para todo mundo ficar na mesma página e quem sabe admirar mais as obras de artes produzidas por ele?!
O spoiler foi dado nas últimas linhas e começaremos por ele: Vincent Van Gogh foi um dos maiores artistas do Pós-Impressionismo.
Falando sobre arte, o movimento Pós-impressionismo foi considerado como uma transição do Impressionismo para o Expressionismo começando por volta de 1886 e terminando em 1907 com o surgimento do Cubismo.
O movimento pós-impressionista foi marcado por um lado mais sentimental e expressivo dos pintores em cada obra feita. Analisando, provavelmente encontrará similaridades entre eles com relação à luminosidade, textura, estrutura além da utilização de temáticas do cotidiano, cenas políticas e sociais.
E foi aí que Van Gogh se destacou, o artista junto com Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cezanne, Seurat, Signac e Cross foram os artistas mais prestigiados nesse período e até hoje são famosos e recordados pelos seus trabalhos no mundo das artes.
Agora, é claro que arte é muito pessoal e cada artista se expressa com suas singularidades que os fazem únicos. E assim eu definiria Vincent Van Gogh e suas obras: São únicas.
Van Gogh e sua trajetória é quase uma história a parte para se admirar além das pinturas. Não foi algo premeditado sobre ser um artista, eu até diria que ele foi muito gente como a gente, em busca de se encontrar na vida e no profissional.
E apesar de vocês talvez desconfiarem que estou escrevendo balela, existem livros que contam com riqueza de detalhes sobre a trajetória do artista.
Van Gogh: The Life é um deles.
O livro conta sobre a história da vida dele desde o começo de tudo com os seus antepassados até alguns detalhes a mais do fim de sua trajetória. É uma leitura interessante para quem busca entender mais sobre o pintor e o que pode o ter levado a criar tantas obras marcantes em um período curto de vida e profissão.
Para te trazer a bordo junto com a gente nessa viagem que foi a vida de Van Gogh, que tal descobrir algumas curiosidades de diferentes períodos na linha do tempo do artista?!
Curiosidades sobre Van Gogh
O começo da história de Vincent Van Gogh com a arte
Apesar de dizermos que não foi premeditado sua inserção no mundo da arte, não significa que o artista logo no começo da vida não teve contato com ela. Muito pelo contrário, sua família tinha lá o seu pé nesse mercado.
Sua mãe Anna Carbentus, casada com o Reverendo Theodorus Van Gogh, tinha lá a sua parcela de contribuição com relação à arte na vida de Van Gogh.
Mesmo com a relação turbulenta entre os dois, Anna como mãe queria que os filhos tivessem a mesma educação que ela havia tido e isso incluía arte, cultura e música ou como chamamos por aí “belas artes”.
E tudo isso envolvia desde sessões de leitura de literatura entre pais e filhos, aulas de piano, canto e desenho, que foi o que Van Gogh se destacou primeiramente. Inclusive, uma de suas primeiras expressões com a arte naquela época, foi um desenho sobre uma paisagem de fazenda como um presente de aniversário para o pai em 1864.
Sabemos sobre a influência externa com relação à arte na vida dele, mas Van Gogh e a arte sempre fora algo mais natural. Alguns até dizem que ele era autodidata, já que chegou a ter treinamento formal e artístico apenas 4 meses antes da sua morte.
Van Gogh e seus Irmãos
A família Van Gogh era composta por 7 irmãos, entretanto, o primeiro também chamado Vincent Willem Van Gogh morreu no parto.
Dentre os demais, Van Gogh tinha laços mais estreitos com Theo, com quem trocou cartas. Para ser precisa, 652 das mais de 800 cartas escritas pelo artista foram destinadas à ele e posteriormente foram eternizadas no livro Cartas a Théo (1914).
A carreira de Van Gogh
Se fosse nos dias atuais, Van Gogh poderia ser comparado a um Workaholic. Começando sua carreira como pintor aos 27 anos e terminando precocemente aos 37 anos, devido ao seu falecimento.
Em uma janela de apenas dez anos, o artista produziu mais de 900 pinturas além de ter escrito mais de 900 cartas, sendo muitas delas relacionadas à descrição do seu trabalho.
A probabilidade de vocês encontrarem uma nota com as próprias palavras do querido em uma de suas artes é bem grande. O bom é que não precisa imaginar o que ele estava pensando quando pintou, ele simplesmente já deixou por escrito.
Isso que eu chamo de eficiência, nós que estamos engatinhando no mundo das artes agradecemos a explicação prévia. Eu até diria que se ele quisesse ser um escritor ou jornalista, nos dias atuais não seria um empecilho. 😊
- O que Levar para Acampar? Confira os 10 Itens essenciais para a sua aventura.
- O que fazer em Gijón Espanha! Prove uma Sidra e explore as Astúrias
- Roteiro dos Sonhos: explore 5 dos melhores pontos turísticos da Espanha!
- O que visitar em Lisboa em 2, 3 ou 5 dias com dicas indispensáveis!
- 4 das melhores praias espanholas esperam por você!
Van Gogh e suas pinturas de milhões
Uma ironia do destino eu diria. Ainda que nos dias de hoje, várias pinturas do artista sejam avaliadas em milhões de dólares, a realidade da carreira do pintor não foi sobre flores e muito ouro. Sendo sincera é bem o contrário. Em vida, Van Gogh conseguiu vender apenas um quadro pintado em 1888, para a pintora Belga Anna Boch por 400 francos.
E foi Theo, seu irmão caçula, que enquanto Van Gogh pintava, serviu como uma espécie de “patrocinador” para ele continuar pintando e sobrevivendo. Entretanto, com a morte precoce do artista, Theo chegou a fazer um memorial de exibição do trabalho de seu irmão, mas infelizmente ele também partiu pouco tempo depois de Van Gogh. E foi Jo van Gogh-Bonger, esposa de Theo, que foi responsável por tornar as pinturas deixadas pelo artista, famosas e reconhecida em todo o mundo.
No final, todos eles acreditavam no talento e nas obras de artes que foram pintadas por Van Gogh. Até o próprio, já que em um de suas correspondências para Theo disse:
As famosas obras de artes Van Gogh
O engraçado aqui é: Você pode achar que não conhece nenhum trabalho de Van Gogh, porém, o artista ficou tão famoso com suas obras que foi e é tema recorrente em salas de aula, seja no setor público ou privado.
Além da educação, as diversas instituições envolvidas com cultura e turismo também não deixaram por menos. Existem diversas experiências que podem ser contempladas ao redor do mundo envolvendo o artista, inclusive, na atualidade e dependendo da sua localização, poderá vivenciar uma experiência para lá de interessante.
Ao invés de telas, você ficará surpreso com uma exposição totalmente imersiva de Van Gogh com projeções em 360º com mais de 1000 m2 de telas e até realidade virtual envolvida. É um show à parte e o melhor: Acessível. Nada caro demais que não dê para se economizar e visitar. Se estiver disponível na sua cidade não deixe de conferir, fechado?!
Para analisar em que cidade a exposição está disponível, pode visitar o site Van Gogh Expo e caso já queira comprar o ingresso é só conferir a disponibilidade no site Fever.
Se está no Brasil, confira qual cidade a exposição está disponível no site Van Gogh live e aproveite para garantir a sua experiência.
Aposto que ficou curioso com o que verá por lá, não é?! Por aqui, encontramos a experiência da Bia visitando a exposição, junto a uma breve reflexão sobre Van Gogh e os dias atuais. Eu diria que é uma grata surpresa esse vídeo, assista e depois nos diga o que acha, ok?!
Aos que desejam começar a sua experiência sem sair de casa, não se preocupe porque temos algumas sugestões. Confere só:
- O Google Arts & Culture tem toda uma seção dedicada ao artista com histórias e várias de suas obras expostas para quem quiser conferir. E o melhor, pode conferir online e em qualquer lugar. Nada como o agora para explorar, não acham?!
- Uma sessão de cinema em casa acompanhado de pipoca, arte e história? Sim, você também poderá descobrir mais sobre o artista através do filme feito em animação chamado Com amor, Van Gogh que está disponível na plataforma de streaming da Amazon.
Se ainda não possui uma conta Amazon Prime, inicie um teste gratuito por 30 dias e aproveite os benefícios de frete grátis para compras na plataforma, filmes, séries, músicas e muito mais. Corre lá para conferir!
Confere só o trailer do filme e me diz se não retrata perfeitamente as obras do pintor:
- Quer descobrir um pouco como ele pensava e se expressava através de cartas?! É uma possibilidade. Algum gênio, eu diria, criou o site Van Gogh Letters com as cartas que ele mandava para os familiares e amigos. É possível até selecionar por destinatário e a data em que foi escrito, para enfim escolher o que ler. Demais, não é?!
- Toda a obra de sua vida foi catalogada e organizada para quem quiser explorar e identificar onde pode visitá-la. Seja na Europa ou na América do Norte. Os metódicos agradecem pela facilidade. Para conferir é só visitar o site Van Gogh Worldwide.
E não pense que esquecemos daqueles que amam arte e museu, mas ainda assim não podem visitar o museu oficial de Van Gogh em Amsterdam.
Nós preparamos uma lista de museus e galerias com as principais obras do pintor para conferirem e colocarem no seu roteiro da próxima viagem. Que tal checar?!
Onde encontrar as obras de artes de Van Gogh
Com mais de 900 pinturas de diferentes inspirações, você pode imaginar o quanto há para explorar no mundo das artes com relação a Van Gogh, certo?!
E olha que tem opções de museus e galerias em diversos continentes. Entretanto, vale lembrar que durante a vida, Van Gogh viveu e construiu seu legado principalmente na Holanda, França e Londres e há opções incríveis para visitação nessas localizações. Bora conferir?!
Onde encontrar as obras de artes de Van Gogh
Dentre os locais famosos pela trajetória do Van Gogh e que estão localizados na Europa, separamos algumas opções interessantes para checarem:
Auberge Ravoux, Auvers-sur-Oise
Há apenas 30 km de Paris, poderá conhecer de perto em uma pequena vila de artistas, a qual Van Gogh passou os últimos 70 dias da sua vida. Lá ele pintou em torno de 80 obras de artes, dentre elas o “Campo de trigo com corvos”, “Retrato do Dr. Gachet” e “Igreja de Auvers”.
Se quiser descobrir uma rota ideal para explorar os principais pontos turísticos em Auvers inspirados na vida de Van Gogh, você deveria checar as informações do Van Gogh Route que está bem completo e interessante.
Château d’Auvers
Um castelo impressionante com direito a um jardim impecável e uma exposição do artista. O castelo “Château d’Auvers” pode ser contemplado em uma das últimas obras de arte do Van Gogh chamada “Paisagem ao Crepúsculo”. A pintura feita por Vincent representa um dos monumentos históricos que definem a vila em que o artista passou os últimos dias de sua vida.
Para quem deseja visitar a exposição, espere por peças históricas e totalmente dedicadas à estadia do artista na região, entre 1886 a 1890.
A influencer “Paris a mês yeux” gravou sua experiência em Auvers, percorrendo os lugares que o artista viveu e eternizou na história da vila. Confere só:
Centraal Museum Utrecht
Utrecht foi uma cidade a qual Van Gogh visitava com frequência para encontrar família e amigos sendo um deles, o artista Anthon Van Rappard que tinha um estúdio de arte na cidade. Dentre as obras do Vincent que poderá apreciar de perto por lá, são: “Paisagem de outono ao entardecer”, “Quintas em Loosduinen perto de Haia ao Crepúsculo” e “Natureza morta com tigela de barro e peras”
Drents Museum, Assen
A história de Drenthe com Van Gogh foi um marco na história dele como artista, já que foi na província de Drenthe que ele decidiu tornar-se um pintor de vida camponesa. Por lá, alguns dos trabalhos que poderá conferir são: “Camponês Queima Ervas Daninhas” e “Barco de turfa com duas figuras”.
Fundação Vincent van Gogh, Arles
Em busca de novas inspirações e “uma luz diferente”, Vincent viveu um dos períodos mais produtivos de sua carreira em Arles. Algumas obras bem famosas como “Girassois”, “A casa amarela” e “Quarto em Arles” foram feitas por lá.
Quanto ao que poderá explorar na Fundação Vincent Van Gogh, espere por uma abordagem única com relação ao trabalho do artista, exposições temporárias além de eventos culturais, cursos, performances e concertos.
Para explorar um pouco mais, se está interessado em mais locais ao redor da Europa, confira essas opções turísticas também:
- Hackford Road, London;
- Het Noordbrabants Museum, ‘s-Hertogenbosch;
- Kröller-Müller Museum, Otterlo;
- The House of Dr Gachet;
- Maison Van Gogh de Colfontaine;
- Musée d’Orsay, Paris;
- Musée des Alpilles, Saint-Rémy-de-Provence;
- Musée Estrine, Saint-Rémy-de-Provence;
- The National Gallery, London;
- The Van Gogh Tree Roots;
- Van Gogh Church, Etten-Leur;
- Van Gogh Drenthe, Nieuw Amsterdam / Veenoord;
- Van Gogh House, Cuesmes;
- Van Gogh-Roosegaarde cycle path, Eindhoven near Nuenen;
- Vincent van GoghHuis, Zundert;
- Vincentre – Van Gogh Village, Nuenen;
Depois dessa lista enorme de lugares para visitar e conhecer mais sobre as obras de artes de Van Gogh, só nos resta dar algumas dicas de passeios e indicar onde poderá encontrar os ingressos para essas atrações.
Para facilitar, você poderá checar os sites: Civitatis, Tíqets, Musement, Fever e Viator. Há milhares de passeios turísticos e até ingressos para parte desses museus. É só acessar o site e pesquisar a opção escolhida.
Quanto ao espaço que é totalmente dedicado à vida e as obras de Van Gogh, que tal conhecer mais em detalhes?!
Museu do Van Gogh
Falamos de diversos lugares ao redor do mundo, os quais pode visitar e conhecer uma parte das obras de artes de Van Gogh. Entretanto, se deseja realmente visitar um espaço exclusivo e dedicado à vida e trabalhos feito pelo artista, o seu destino é em Amsterdam, Holanda. O país de nascença do pintor e local do Museu Van Gogh.
Não pense que é “Too Much” ter um lugar dedicado a apenas a trajetória de um artista. Se formos analisar friamente, um lugar seria pouco para a grandiosidade da sua história e obras. Como de fato, encontramos e falamos de diversas outras opções espalhadas em diversos continentes.
Porém, entretanto e contudo a Holanda foi onde o artista nasceu, viveu parte da sua vida, mas mais do que isso, criou laços com sua vida pessoal e profissional. Nada mais justo que ter um espaço dedicado para explorar tudo do mundo dele de perto, não acham?!
E quando falo tudo é quase no sentido literal mesmo. São três andares de experiências diversas divididos entre mais de 200 pinturas, exposição de objetos pessoais do artista e até as famosas cartas escritas para Theo, ao vivo e a cores para bisbilhotar.
E não vamos esquecer de mencionar, uma mega loja para você sair de lá cheio de artigos personalizados para guardar de recordação.
Para aumentar suas expectativas sobre visitar o museu do Van Gogh em Amsterdam, não precisa se preocupar com o fato de não saber falar holandês ou inglês. O museu do Van Gogh conta com um áudio guia disponível em 12 línguas a partir de 2 euros, para quem tiver interesse de acompanhar e entender a história das obras ali expostas e trazer uma experiência mais real para o seu dia de visita.
Confere só a experiência da Mika Serur no museu e me diz se não dá vontade de ver de pertinho.
Para aqueles que gostariam de viver uma experiência a mais com relação ao museu de Van Gogh, vocês deveriam checar as opções do tíqets que incluem até uma visita com um guia especializado em arte para te acompanhar.
Encontre mais produtos e serviços para sua viagem à Amsterdam
Está na correria do planejamento da sua próxima viagem para Amsterdam? Confira algumas das nossas dicas especiais para facilitar a sua organização:
- HOSPEDAGEM BARATA 🏨
Se está com o orçamento apertado e ainda assim pretende conhecer Amsterdam, mas deseja ter boas experiências, deveria checar o HostelWorld.
Além de conseguir economizar com o custo da hospedagem, poderá conhecer pessoas de diversas nações e quem sabe fazer alguns passeios em grupo?!
- HOTÉIS EM AMSTERDAM 🏢
Para aqueles que desejam pesquisar em uma grande variedade de hotéis de diversos tipos, seja camping, barcos ou cadeias hoteleiras tradicionais, deveriam explorar os mecanismos de busca da Booking.com ou hotéis.com.
Quem prefere se hospedar em opções mais tradicionais, confira as promoções disponíveis nas seguintes cadeias hoteleiras:
- PASSAGENS AÉREAS PARA AMSTERDAM ✈️
Aos que desejam viajar e economizar, sabem que comprar passagens aéreas sem pesquisar as melhores ofertas de voo e de última hora, poderá levar parte do seu orçamento separado para transporte.
Para agilizar, pesquise com antecedência e confira as melhores ofertas de voos disponíveis nos mecanismos de busca da Skyscanner, Omio ou Trip.com.
Outra alternativa é conferir as promoções relâmpagos dentro dos próprios sites das companhias Low Cost como Vueling, Iberia, Easyjet e Ryanair.
- TRANSPORTES EM AMSTERDAM 🚌
Para se locomover com facilidade e não perder muito tempo durante o seu trajeto, use e abuse de mecanismos como o Rome2Rio, para descobrir qual a melhor rota para chegar ao seu destino de acordo com sua localização.
Em Amsterdam você poderá adquirir o city card Amsterdam que te dará acesso a diversos meios de transporte e diversas atrações turísticas pela cidade.
Se deseja ir para outra cidade ou país dentro da Europa, pode conferir as promoções da Flixbus. A companhia possui algumas promoções com rotas a partir de 2,99 euros.
- SEGURO VIAGEM, CHIP INTERNACIONAL e CARTÃO INTERNACIONAL PARA AMSTERDAM 💶
Viaje seguro e não esqueça do Seguro de viagem. Confira alguns pacotes disponíveis na Real Seguros de acordo com a sua necessidade e estadia em Amsterdam.
Para não ficar sem internet ou impossibilitado de se comunicar durante a viagem, já inclua no orçamento o chip internacional.
Antes de viajar é importante planejar as formas de pagamento que utilizará durante a viagem. Ter dinheiro em espécie é importante, assim como, mais de um cartão disponível para realizar suas compras fora do país. Nossas sugestões bem populares entre os viajantes são Wise e Nomad.
- PASSEIOS E EXPERIÊNCIAS EM AMSTERDAM 🎟️
Sabemos que o Museu do Van Gogh em Amsterdam é uma super atração, mas se está planejando visitar a cidade, prepare um roteiro e conheça mais atrações na região de Amsterdam. A cidade conta com experiências incríveis e fora da curva que poderá consultar nos sites: Civitatis, Tiqets, Musement, Viator, Iamsterdam e Fever.
Aqui no site você encontra alguns posts sobre passeios super interessantes por lá. Bora checar a categoria de Amsterdam?
Se deseja conhecer pessoas novas de diferentes nacionalidades, nossa dica é reservar passeios como tours. Inclusive, a civitatis tem free tour por Amsterdam. Não custa nada reservar. 😎
Depois de conhecer alguns fatos, dicas e histórias da vida do artista, conta para a gente, qual lugar você com certeza pretende explorar mais as obras de artes de Van Gogh?
*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)